Publicidade
Brasil

Servidores do Itamaraty aprovam indicativo de greve nesta quarta (14)

Proposta enviada ao MGI pede reajuste de 27%; um ato em frente ao Palácio está marcado para esta quinta (15)

Imagem da noticia Servidores do Itamaraty aprovam indicativo de greve nesta quarta (14)
Palácio do Itamaraty | Foto: Divulgação/Ministério das Relações Exteriores
Publicidade

Com 89,21% de votos favoráveis, os servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE) filiados ao Sinditamaraty aprovaram o indicativo de greve nesta quarta-feira (14).

A decisão, que foi tomada em votação iniciada após a assembleia realizada na tarde de terça (13) e encerrada às 10h desta quarta, reflete, segundo a categoria, a insatisfação com as condições atuais de trabalho, a valorização do serviço e pede adequação salarial.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) previu um aumento salarial com percentuais variando de 7,8% para a classe de terceiros secretários e 23% para os embaixadores, escalonados entre 2025 e 2026.

A contraproposta enviada ao MGI inclui um reajuste de 27% para todos os padrões da carreira, percentual que é defendido ainda pela ADB Sindical — que também aprovou indicativo de greve, na última segunda (12).

+ Diplomatas brasileiros aprovam indicativo de greve inédito na história do Itamaraty

Ato e indicativo de greve

O Sinditamaraty convocou os servidores para um ato de mobilização nesta quinta-feira (15), às 13h, em frente ao Palácio Itamaraty, como parte do movimento. Após o ato em frente ao Palácio, os servidores seguirão em caminhada até a frente do MGI. O indicativo de greve é uma ação política, o que significa que ainda não há uma greve em curso.

O sindicato representa as quatro carreiras do ministério: assistentes de chancelaria, diplomatas, oficiais de chancelaria e servidores do Plano de Classificação de Cargos/Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PCC/PGPE).

Publicidade

Assuntos relacionados

Itamaraty
Servidor
Greve
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade