Senadores da oposição condenam "vigorosamente" atos do 8/1, mas dizem que houve falhas por parte do governo para contê-los
“A volta à normalidade democrática não pode mais esperar”, diz também o texto assinado por 30 parlamentares
Guilherme Resck
Gabriella Furquim
Senadores da oposição divulgaram, na tarde desta quinta-feira (4.jan), uma manifestação pública sobre os atos do 8/1. No texto, eles condenam “vigorosamente” os ataques, mas dizem que houve falhas por parte do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para contê-los.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No total, 30 senadores assinam a manifestação. "Participamos do esforço por uma investigação parlamentar profunda e independente sobre os atos, inclusive de omissões flagrantes de autoridades do governo do Presidente Lula (CPMI do 08 de janeiro)", pontuam.
“A constatação de falhas por parte do governo federal para conter esses atos é preocupante e levanta sérias questões sobre a eficácia das medidas tomadas, que podem ser interpretadas como uma lacuna na capacidade do governo em antecipar e lidar com situações de potencial desestabilização, o que compromete não apenas a segurança pública, mas também a credibilidade das instituições responsáveis por garantir a ordem e a paz social”, acrescentam.
A manifestação também aponta o que seriam exemplos de “atuação parcial das instituições republicanas”. Fala em “abuso dos poderes e o uso indevido de interpretações de dispositivos constitucionais pode matar a democracia”. “A volta à normalidade democrática não pode mais esperar.”
Confira o texto na íntegra e os signatários abaixo ou clicando aqui: