Semana terá novos temporais em diferentes partes do Brasil; veja onde há risco
Última onda de chuvas deixou oito mortos e milhares de pessoas sem energia
A onda de tempestades que atingiu grande parte do Brasil na semana passada deve continuar. O cenário, segundo a MetSul, é de alerta, uma vez que as últimas chuvas provocaram a morte de oito pessoas, sendo sete em São Paulo e uma no Distrito Federal. Na capital paulista, milhares de imóveis também ficaram sem energia.
+ Enel terá 60 dias para explicar falhas por apagão em São Paulo
Para os próximos dias, as áreas de maior risco são as do Centro-Oeste e do Sudeste, onde espera-se maior instabilidade atmosférica com ar quente e altos índices de umidade. Isso irá formar nuvens carregadas capazes de provocar temporais, de fortes a severos.
Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal estão entre as áreas com maior potencial para temporais no decorrer desta semana que se inicia. Em São Paulo, onde a maior parte da semana será de sol, a instabilidade deve aumentar na capital e no interior no final da semana.
No Sul do Brasil, entre terça (15) e quarta-feira (16), áreas de instabilidade devem avançar pela região e algumas podem ser fortes. Com isso, não podem ser descartados alguns temporais pontuais e isolados de vento forte e queda de granizo.
+ Cachorro morre eletrocutado por cabo de média tensão caído após temporal em SP
As chuvas também chegarão ao Nordeste do Brasil devido à passagem de uma frente fria. A partir de quarta-feira, o padrão de circulação atmosférica muda e o tempo vai começar a ficar mais instável. Há risco de ocorrer pancadas fortes de chuva, com volumes pontualmente elevados no oeste da Bahia, centro-sul do Piauí e do Maranhão.