Enem 2024: começa a aplicação da prova; veja tudo que você precisa saber
Participantes responderão questões de ciências da natureza e matemática
Acontece neste domingo (10), em todos os estados e no Distrito Federal, o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os participantes vão resolver 45 questões objetivas de ciências da natureza — biologia, física e química — e outras 45 de matemática.
+ Mega-Sena: apostador de Cuiabá acerta sozinho as seis dezenas do prêmio de R$ 201 milhões
No primeiro dia do exame, em 3 de novembro, precisaram responder questões de linguagens e ciências humanas, além de fazer a redação; dos mais de 4,3 milhões de inscritos no Enem 2024, 73,4% participaram da primeira data de provas.
Horários do segundo dia
Neste domingo, a aplicação seguirá o horário de Brasília. Os portões abrirão às 12h e se fecharão às 13h. As provas começarão a ser aplicadas às 13h30 e se encerrarão às 18h30 (meia hora mais cedo em relação ao domingo passado).
O que precisa levar?
Para acessar o local de prova, que quem vai participar do exame confere na Página do Participante, é preciso levar e apresentar documento de identificação oficial com foto, como CNH ou RG.
Documentos digitais também podem ser apresentados. Entre eles, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, e, por meio do aplicativo Gov.br, e-Título, CNH e RG. Será aceita ainda a documentação para estrangeiros, conforme os termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados. Por outro lado, boletins de ocorrência não serão aceitos, em caso de perda de documento físico.
A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Entretanto, os participantes com atendimento especializado para transtorno do espectro autista poderão usar caneta em material transparente com tinta colorida, exclusivamente nas marcações do Caderno de Questões. O Cartão-Resposta deve ser preenchido com caneta de tinta preta.
Lanches são permitidos na sala desde que sejam vistoriados pelo chefe do local. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda levar o Cartão de Confirmação de Inscrição, que está disponível na Página do Participante. Ele traz informações importantes, como horários e regras.
Objetos proibidos
Não será permitido o uso de nenhum equipamento eletrônico. Os participantes que levarem esses equipamentos deverão guardá-los, desligados, dentro do envelope porta-objetos, antes de entrar no local de aplicação da prova. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante a permanência do participante no local de provas.
Garrafas térmicas com termômetro de temperatura são proibidas nos locais de aplicação também. Além disso, quando entrar na sala, devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria; e quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame.
Declaração de comparecimento
As pessoas que precisarem comprovar presença no exame deverão emitir a Declaração de Comparecimento, que também está disponível na Página do Participante. O documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala no momento da identificação. O Inep não vai fornecer comprovante de presença depois da aplicação do Enem.
O que é o Enem?
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Criado em 1998, ele se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
"Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)", pontua o Inep.
Ainda de acordo com o instituto, os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do Enem. "Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal", complementa a autarquia.