SBT envia 12 carretas com doações ao Rio Grande do Sul
Campanha "Juntos Pelo Rio Grande do Sul" arrecadou pelo menos 250 toneladas e envolveu centenas de voluntários
Partiram da sede do SBT em Osasco, neste domingo (9), 10 caminhões com doações ao Rio Grande do Sul para ajudar a população gaúcha no contexto das inundações causadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado. Até o momento foram arrecadadas 250 toneladas em água, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal, vestuário, roupas de cama e alimentos não perecíveis. Durante o trajeto, ao passar pelo Paraná, outras duas carretas se unirão ao comboio com mais doações arrecadadas pela Rede Massa.
Os produtos foram arrecadados durante a campanha “Juntos pelo Rio Grande do Sul” iniciada pela emissora em maio durante o Programa Domingo Legal, que também mostrou a saída das doações neste domingo.
Ao vivo, Celso Portiolli mostrou a saída dos veículos rumo ao Rio Grande do Sul em um comboio partindo de São Paulo que viajará por cerca de 22 horas até o centro de distribuição da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, órgão escolhido para receber as doações.
“Hoje, com o sentimento de tarefa cumprida, nós vamos encerrar a etapa de arrecadação das doações para darmos início a uma nova fase, a fase de envio do que foi arrecadado. Em torno desse processo de recebimento das doações, eficiente e rápido, nós contamos com a colaboração de centenas de voluntários, gente que abdicou do seu dia a dia, da sua própria rotina para carregar caixas, para tirar, embalar, etiquetar, além da doação do povo. Foi o esforço dessas pessoas que fez com que aquela ideia inicial se tornasse realidade”, declarou Portiolli.
O SBT abriu as portas e criou no estacionamento da sede uma Central de Doações. Foi montada uma grande estrutura para coleta de roupas, materiais de limpeza, alimentos, água, fraldas e todo o tipo de produto que pudesse ajudar o povo gaúcho. Para conseguir organizar toda a campanha em cerca de um mês, o SBT contou com a ajuda de centenas de voluntários.
“Para que todo esse processo de recebimento das doações fosse eficiente e rápido, contamos com ajuda de centenas de voluntários que abriram mão das rotinas para receber, embalar, etiquetar e fazer com que essas doações chegassem ao destino”, comentou Celso Portiolli ao vivo no no Programa Domingo Legal.
Um dos símbolos dessa campanha de solidariedade foi Antônio Carlos Pereira. Mesmo desempregado há 45 dias, ele pegava duas conduções todos os dias para chegar a Osasco. Segundo os colegas, era o primeiro a chegar e o último a sair. Como forma de presenteá-lo pelo esforço, o “Seu Tonico” foi contratado como novo funcionário do almoxarifado do SBT.
"Sentimento de missão cumprida. Se o trabalho aqui ajudar ajuda uma pessoa já foi muito válido todo o esforço de ter vindo aqui todos os dias", disse Tonico.
As doações foram recebidas dos quatro cantos do país a partir de pontos de coleta. Funcionários e estrelas do SBT ajudaram na coleta nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Natal. Os produtos arrecadados foram estocados no pátio da Jequiti em Anhanguera até que a carga pudesse ser enviada neste domingo.
O SBT fará a cobertura completa, ao vivo e com detalhes, da chegada das 12 carretas a Porto Alegre, durante o “Chega Mais” desta segunda-feira (10).
Veja fotos do envio dos caminhões no Domingo Legal