SBT conquista prêmio de jornalismo automotivo do Sindirepa
Reportagem abordou soluções automotivas sustentáveis para desafios ambientais


SBT News
O SBT Brasil conquistou o primeiro lugar na categoria Jornalismo Automotivo do prêmio Melhores do Ano, promovido pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa). A reportagem, exibida no telejornal, foi produzida pela repórter Liane Borges, pelo cinegrafista Jorge Wilson, pela editora Maria Paula Guttler e pela produtora Ilza Gomes, e abordou uma solução sustentável para a mobilidade urbana no estado do Rio de Janeiro. Também foram premiados projetos do jornal O Dia e da TV Globo.
A cerimônia ocorreu na última sexta-feira (05/12), na Casa Firjan, em Botafogo, na zona sul do Rio, e reuniu líderes do setor automotivo, além de autoridades públicas, como o ex-ministro Márcio Fortes. O SBT esteve representado pelo diretor regional de jornalismo, Claudio Cordeiro, e pelo diretor executivo, Marcelo Paiva, que recebeu o troféu das mãos do presidente do Sidirepa-RJ, Celso Mattos.

Transição energética
A reportagem discutiu iniciativas voltadas à busca por soluções sustentáveis para a mobilidade urbana no estado.
Diante da necessidade de reduzir a emissão de gases poluentes, setores público e privado revisitaram alternativas do passado e passaram a considerar os “bondes” como parte da resposta ao problema.
Desde a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), há nove anos, na cidade do Rio de Janeiro, cerca de 50 mil toneladas de dióxido de carbono deixaram de ser emitidas — o equivalente a retirar aproximadamente 100 mil carros de circulação.
Com esses resultados, a Prefeitura passou a apostar no modal como solução para questões ambientais. No mês passado, a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que prevê a operação de Veículos Leves sobre Pneus (VLP) em boa parte da capital.
Além dos bondes, os ônibus também devem passar por mudanças. Grande parte da frota convencional deve ser substituída por veículos elétricos, movidos a bateria, em vez de combustíveis fósseis.









