Publicidade
Brasil

SBT acompanha treinamento do Corpo de Bombeiros do RJ que viralizou nas redes sociais

Exercício simula situação extrema com fogo sobre a água e testa resistência de mergulhadores em apneia

,
Publicidade

Um vídeo de treinamento de mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro viralizou nas redes sociais. À primeira vista parece cena de filme, mas se trata de uma demonstração real — e extremamente perigosa. O SBT Brasil acompanhou de perto o exercício que testa os limites da resistência e do autocontrole em situações de risco.

A atividade começa quando dois mergulhadores entram em um tanque de água. Logo depois, outro militar lança combustível, que pega fogo apenas na superfície. Esse é o início do exercício conhecido como “maneabilidade em apneia”, realizado exclusivamente por bombeiros subaquáticos e considerado um dos treinamentos mais complexos da corporação.

+ Mudaram as regras para líquidos na bagagem de mão? Entenda a polêmica

+ EUA endurecem regras para obtenção de visto; veja as mudanças recentes

O tenente-coronel Mário Henrique explica: "é importante frisar sempre que o combustível, a gasolina e a água não se misturam. Ou seja, os mergulhadores estão submersos, 100% seguros".

De fora, a cena impressiona. Mas o ambiente é seguro e controlado, dentro do quartel do Corpo de Bombeiros no Rio. Após o acionamento da sirene, a água é lançada e o fogo se apaga em poucos minutos. Mesmo assim, os mergulhadores permanecem submersos. Segundo a corporação, a apneia pode durar facilmente mais de quatro minutos, resultado do treinamento constante.

"Os nossos rios têm uma característica muito peculiar, são compostos por água escura e poluída. O fato de você não enxergar nada, ficar enroscado embaixo de pedras, sem saber o que está te causando o risco, exige muito do psicológico", afirma o tenente-coronel Mário Henrique.

Em 40 anos de treinamentos, cerca de 160 mergulhadores já foram formados pelo grupamento.

Publicidade

Assuntos relacionados

Corpo de Bombeiros
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade