São Paulo recebe 3º Mundial do Queijo do Brasil com prêmios, feira e degustações
Evento acontece entre 11 e 14 de abril e oferece uma programação para aproximar o público dos queijos nacionais e da cultura queijeira brasileira
SBT Brasil
Após conquistar 82 prêmios na 6ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, em Tours, na França, queijeiros brasileiros apresentam seus produtos na 3ª edição do Mundial do Queijo do Brasil. O evento acontece em São Paulo, no Teatro B32, na Avenida Faria Lima, entre os dias 11 e 14 de abril e pretende oferecer uma programação para aproximar o público dos queijos nacionais e da cultura queijeira brasileira.
Apesar de ser considerado jovem, o queijo artesanal em São Paulo vem ganhando destaque no mercado de laticínios do Brasil e do mundo. Alguns, inclusive, já receberam premiação tanto nacional como internacionalmente.
+Sirene do pão de queijo causa polêmica no interior de SP
Recentemente, o presidente Lula presenteou o líder da França Emmanuel Macron com uma cesta de laticínios produzidos no Brasil. Uma clara intenção de mostrar que o país produz queijos tão bem quanto a França. Entre os produtos oferecidos ao francês estava um queijo produzido em Pardinho, cidade do Oeste do Estado de São Paulo.
Mais de 100 produtores de todo Brasil venderão os seus produtos direto da fazenda. O evento reunirá diversos concursos, entre eles: Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, que deverá receber 2 mil queijos e outros derivados de leite; Concurso de Melhor Queijeiro do Brasil e Concurso de Melhor Queijista do Brasil.
+Culinária brasileira conquista 12º lugar em ranking internacional
Além das premiações e vendas de produtos, também haverá 24 degustações, cada uma com duração aproximada de 45 minutos, guiadas por profissionais, com cinco a sete tipos de queijo.
O programa também disponibiliza para o público a oportunidade de ver e provar, por exemplo, a muçarela artesanal, queijos harmonizados com diferentes cafés e até mesmo entender melhor sobre como harmonizar chás com queijos.