Santa Catarina terá chuva de meteoros neste final de semana
Fenômeno poderá ser visto a olho nu; melhor data para observação será na noite do dia 22 para 23 de abril
A Chuva de Meteoros Líridas poderá ser vista em Santa Catarina entre a noite e a manhã dos dias 21, 22 e 23 de abril. A melhor data para observação será na noite do dia 22 para 23 de abril, quando haverá o pico da atividade da chuva de meteoros. Neste dia, será possível visualizar até 18 meteoros por hora, em condições ideais de visualização, segundo o Observatório Nacional.
+Vídeo: Bola de fogo cruza o céu de várias cidades do Nordeste
A chuva de meteoros pode ser vista todos os anos no fim de abril, quando a Terra passa pela região do espaço que serviu de rota para o Cometa Tatcher (C/1861 G1), que deixou um rastro de poeira e detritos na direção da constelação de Lyra.
Para enxergar a chuva de meteoros, o Observatório Nacional orienta que o observador esteja em local de baixa poluição luminosa e olhe na direção norte. Para facilitar o reconhecimento dos pontos cardeais, o observador que não tiver uma bússola deverá estender o braço direito para o local onde o Sol nasce (o leste) e o braço esquerdo para o local onde o Sol se põe (o oeste). Dessa forma, ele estará de frente para o norte.
O que são meteoros e chuvas de meteoros?
Meteoros são corpos celestes pequenos que cruzam o espaço e penetram na atmosfera terrestre, incendiando-se parcial ou completamente devido à interação com a atmosfera e oxigênio. Esse fenômeno cria uma luminosidade no céu, comumente conhecida como "estrela cadente".
Uma chuva de meteoros ocorre quando diversos meteoros cruzam o céu noturno originando-se de um ponto em comum, chamado radiante. No caso das Líridas, o radiante está na constelação de Lyra.