Santa Catarina recebe mais de 400 famílias afetadas pelas chuvas no RS
Estado vem fazendo um mapeamento para distribuir auxílios conforme a demanda de cada um dos gaúchos
Para muitos gaúchos que precisaram sair de casa, a solução foi buscar abrigo em outros estados. A maioria foi para Santa Catarina, que já recebeu mais de 400 famílias afetadas pelas enchentes.
Os gaúchos Miguel e Salete tentam encontrar forças para viver um dia de cada vez em Florianópolis, a mais de 400 km da casa deles, em Canoas, na grande Porto Alegre. A residência foi praticamente engolida pela água.
"Faltava um tantinho assim para chegar no telhado. Naquela casa nunca tinha entrado água, 40 anos como eu te falei, por isso que não entrava também na minha cabeça. Só enchia em volta, não enche na minha", conta a aposentada Salete Barreto
Em questão de minutos, Salete teve que decidir o que conseguiria levar. Trouxe os santinhos, os remédios do marido, que tem Parkinson, e a Calopsita, a "Chiquinha". Na capital catarinense, voluntários arcam com o custo do aluguel do imóvel onde os dois idosos estão vivendo.
Assim como o casal, Márcia também veio da região metropolitana de Porto Alegre para Florianópolis. Com medo da enchente, Murilo buscou a mãe, as duas irmãs, o cunhado e o cachorro.
"Já tava sem luz e sem água há algum tempo. Fica esse sobe e desce do guaíba, o que afeta, a gente nunca sabe o que pode acontecer, né? Então é melhor a gente se prevenir.", disse o atleta Murilo Radke
Para os moradores que saem do Rio Grande do Sul e vem em direção a Santa Catarina, o estado está fazendo um mapeamento para distribuir auxílios conforme a demanda de cada um. Distribuição de cestas básicas, encaminhamento para trabalhos, além de auxílio moradia e outras políticas públicas.
"Todos que estão nos ouvindo procurem o Cras, façam o cadastro, a gente precisa saber quantidade de pessoas e idade, que é através da assistência social", ressaltou a secretária de estado da Assistência Social, Mulher e Família Maria Helena Zimmermann
A ajuda do governo é tanto para quem pretende ficar em Santa Catarina de forma definitiva, quanto provisória.