Publicidade
Brasil

Saiba quem são as vítimas da queda de avião em São Paulo

Aeronave caiu sobre um ônibus na avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, na manhã desta sexta (7); 2 ocupantes morreram

Imagem da noticia Saiba quem são as vítimas da queda de avião em São Paulo
Márcio Louzada Carpena e Gustavo Medeiros | Reprodução/Redes sociais
Publicidade

Duas pessoas morreram após um avião de pequeno porte cair na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (7). Um dos donos da aeronave, Márcio Louzada Carpena, e o piloto Gustavo Medeiros foram identificados como as vítimas fatais do acidente.

+ Vejas imagens da destruição causada por queda de avião em São Paulo

O advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, era natural de Porto Alegre e sócio da Carpena Advogados. Ele também atuava como professor na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul desde 2002. Deixa três filhos.

Em nota, o presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia, lamentou a morte. "Com muita tristeza, recebo a notícia do falecimento do colega Márcio Carpena, que desenvolveu uma grande trajetória na advocacia. Em nome da advocacia gaúcha, nossa solidariedade à família, amigos e demais colegas nesse momento de consternação", afirmou.

Em dezembro, Carpena divulgou fotos de uma viagem com a família para o Uruguai, a bordo da aeronave – que havia acabado de ser comprada. No mês passado, voltou a publicar imagens dentro do avião. Nas duas publicações, o advogado compartilhou fotos com o piloto Gustavo Medeiros.

+ Advogado que morreu em queda de avião em SP comemorou compra da aeronave há 43 dias

Márcio Carpena e Gustavo Medeiros | Reprodução/Instagram
Márcio Carpena e Gustavo Medeiros | Reprodução/Instagram

Na manhã desta sexta, Carpena publicou um vídeo em São Paulo, mostrando a aeronave ainda na pista de decolagem, no Campo de Marte, cerca de uma hora antes do acidente.

Gustavo Medeiros, piloto da aeronave, era natural de Indaiatuba, no interior de São Paulo. Segundo informações do perfil dele no Linkedin, ele tinha mais de 14 anos de experiência como comandante de voo.

Formado em Ciências Aeronáuticas pela PUC-RS, Medeiros realizou 3.819 horas de voo em 6 anos como copiloto do modelo Embraer 190, usado em voos domésticos, e 1.912 horas em 4 anos como comandante de ATR, turboélice utilizado em voos regionais. Ele também trabalhou por três anos como instrutor de rota.

Márcio Carpena e Gustavo Medeiros | Reprodução/Redes sociais
Márcio Carpena e Gustavo Medeiros | Reprodução/Redes sociais

Avião caiu no meio de avenida

A aeronave saiu do Campo de Marte por volta das 7h15 desta sexta-feira (7), com destino a Porto Alegre, e caiu cinco minutos depois na Avenida Marquês de São Vicente, no bairro da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo.

Em entrevista ao vivo para o Primeiro Impacto, o Major da PM Felipe Neves afirmou que tudo indica que o acidente tenha acontecido após uma tentativa de pouso forçado. Primeiro, o avião colidiu com uma árvore, atingiu uma placa de sinalização e depois bateu na traseira de um ônibus urbano da Viação Santa Brígida.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já foi acionado para investigar as causas do acidente.

Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião – um Beechcraft King Air F90, matrícula PS-FEM – estava em situação normal e tinha capacidade para 8 ocupantes. Entretanto, a aeronave, registrada em nome da empresa Maxima Inteligência Operações e Empreendimentos – que tinha como um dos sócios o advogado Márcio Carpena –, estava proibida de operar como Táxi Aéreo.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade