Sabesp vai retirar menos água do Sistema Cantareira (SP)
Medida é considerada preventiva, após queda no nível do reservatório

SBT News
A Sabesp vai reduzir o volume de retirada de água do Sistema Cantareira (SP), como forma preventiva, devido à queda no nível dos reservatórios, que atingiram volumes inferiores a 40% neste mês de agosto.
Atualmente, segundo a Sabesp, o sistema — formado pelos reservatórios Jacareí, Jaguari, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro — registra 35,23% de seu volume útil. A região teve chuvas abaixo da média nos últimos meses.
Com a decisão, a companhia de saneamento básico poderá retirar do sistema até 27 metros cúbicos por segundo (m³/s), em vez dos 31 m³/s autorizados até agosto.
A medida atende aos parâmetros fixados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e pela Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP-Águas).
Medida anterior
Esta é a segunda medida tomada pelo governo em menos de uma semana para a garantia da segurança hídrica no Estado. Na quarta-feira (27), a Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (Arsesp) determinou a redução da pressão da água no período noturno na Grande São Paulo das 21h às 5h, como forma de economia de água. A medida é válida até que sejam recuperados os níveis dos reservatórios que abastecem a região metropolitana.
A agência também solicitou à concessionária que apresente um plano de contingência específico para a região.
Campanha
O governo promove uma campanha de conscientização da população para a reduzir o consumo de água por meio de medidas práticas, como a contenção de vazamentos, o uso de chuveiros eficientes, o uso de máquinas de lavar com carga completa, entre outras.
+ Com baixo nível nos reservatórios, Sabesp reduz pressão da água na Grande SP