Publicidade
Brasil

Riscos de desastres naturais: Cemaden rebaixa nível de alerta de chuvas em SP e RJ

Acumulados de chuva podem superar os 300 milímetros em algumas regiões nesse final de semana, segundo o Climatempo

Imagem da noticia Riscos de desastres naturais: Cemaden rebaixa nível de alerta de chuvas em SP e RJ
Cemaden rebaixo nível de alerta para chuvas nos municípios de SP e RJ | Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao governo federal, rebaixou alertas de risco de eventos geo-hidrológicos (que incluem enchentes, inundações e enxurradas) no Rio de Janeiro e São Paulo para este final de semana.

+ Mega-Sena acumula e sorteio deste sábado (5) terá prêmio de R$ 60 milhões

As chuvas previstas em todo país neste fim de semana podem causar desastres naturais, como deslizamentos de terra e alagamentos, principalmente na região Sudeste.

Petrópolis (RJ) apresenta a classificação "muito alta" no relatório do órgão por causa dos temporais persistentes na região. Os novos alertas também incluíram Juiz de Fora (MG) e Cachoeiro de Itapemirim (ES) com risco alto para deslizamentos, principalmente neste sábado (5) e no domingo (6).

Os acumulados de chuva podem superar os 300 milímetros em algumas regiões nesse fim de semana, segundo o Climatempo. O volume pode superar a média para todo o mês de abril no Rio de Janeiro.

Saiba quais são as áreas de risco hidrológico, segundo a previsão do Cemaden:

Alto

Região Sudeste: São José dos Campos (SP), principalmente nos municípios litorâneos da Baixada Santista e Litoral Norte paulista; Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ), com enxurradas e inundações em rios urbanos e rurais.

Moderado

Região Sudeste: Campinas e Sorocaba (SP), com destaque para o litoral sul paulista; Juiz de Fora e Pouso Alegre (MG), Volta Redonda, Macaé e Campo dos Goytacazes (RJ), e Cachoeiro do Itapemirim (ES) devem sofrer alagamentos pontuais por causa de temporais.

Região Nordeste: São Luís (MA) e Fortaleza (CE) podem sofrer inundações devido a pancadas de chuva intensas.

Região Norte: Macapá (AP) e Belém (PA), principalmente nas áreas metropolitanas, que podem sofrer inundações pontuais devido a pancadas intensas de chuva.

Riscos de desastres naturais: Cemaden rebaixou nível de alerta de chuvas em SP e RJ
Riscos de desastres naturais: Cemaden rebaixou nível de alerta de chuvas em SP e RJ

Perigo Vermelho

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforçou os perigos e emitiu sete alertas simultâneos de perigo potencial, perigo e grande perigo em todas regiões do país. De acordo com o comunicado, o pico dos fenômenos deve ser atingido no sábado.

O aviso de perigo vermelho atinge os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com previsão de temporais acima de 100 milímetros em 24h e ventos de até 100 km/h. Região Metropolitana, Costa Verde, Baixada Litorânea, Região Serrana e Vale do Paraíba (RJ), além da Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Vale do Paraíba (SP) devem ser as áreas afetadas.

A classificação laranja abrange Minas Gerais, Espírito Santo e outras áreas paulistas e cariocas, com chuvas entre 50 e 100 mm/dia, no Sudeste. Na região Sul, Paraná e Santa Catarina são atingidas. Já no Centro-Oeste, o alerta afeta Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Na região Norte, também fazem parte áreas dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Pará e Roraima.

Segundo o Inmet, perigo em potencial, com chuvas moderadas e ventos até 60 km/h, pode ser esperado nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Maranhão, Rio Grande do Norte, Amapá, Pará e Tocantins estão entre os estados afetados. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem apresentar queda de temperatura de 3°C a 5°C, com possibilidade de geada.

Publicidade

Assuntos relacionados

Brasil
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade