Publicidade
Brasil

Rio de Janeiro registrou quase 4.500 casos de dengue nos primeiros 15 dias do ano

Aumento de casos preocupa as autoridades do estado

Imagem da noticia Rio de Janeiro registrou quase 4.500 casos de dengue nos primeiros 15 dias do ano
No total, foram registradas 992 mortes por dengue - maior número desde 2015 | Fiocruz
• Atualizado em
Publicidade

O aumento de casos de dengue preocupa as autoridades de saúde do Rio de Janeiro. Só nos primeiros 15 dias do mês, o número de infectados chegou a quase 4.500 no estado.

Na cidade do Rio, cerca de 3.500 pessoas contraíram a doença no mês passado, mas, em janeiro, o total de infectados já chega a quase 2.400.

A situação da dengue preocupa em todo o estado. Dados do centro de monitoramento mostram que só na primeira quinzena do mês, são 4.446 registros da doença. Já em todo o ano passado, o estado do Rio levou quase dois meses para chegar a esse patamar.

O governo do Rio já coletou mosquitos aedes aegypt em sete municípios para identificar o tipo de dengue em circulação no território fluminense. O material é analisado por técnicos de um laboratório estadual.

Já em todo o país, mais de 1,5 milhão de casos de dengue foram registrados em 2023. Mais de mil pessoas morreram.

Para tentar combater o avanço da doença, o Ministério da Saúde vai disponibilizar mais de cinco milhões de doses de uma vacina - desenvolvida por um laboratório japonês - para a população de 6 a 16 anos.

Em um evento na capital fluminense, nesta sexta-feira, a ministra da Saúde, Nísia Trindade disse que a estratégia de vacinação ainda será definida.

"Nós vamos estar trabalhando também com aqueles territórios, regiões de saúde em que haja maior número de casos, e isso tudo está sendo. Analisado com os dados que nós temos, temos trabalhado muito com essa integração de dados, mas será feito em conjunto com o conceito de estados, de secretário de Saúde dos estados e municípios", afirmou a ministra.

Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, a vacina não é a única solução para o problema.

"A vacina contra a dengue chega aos poucos no país, quantidades pequenas de entregas parceladas. É fundamental que nós, que vivemos num país tropical, tenhamos ações efetivas para controlar esse mosquito, que tem trazido tanto malefício e a dengue, por si só, aqui no Brasil é uma doença que vem se expandindo e acometendo áreas e regiões, muitas vezes cada vez com maior intensidade", disse.

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Dengue
Rio de Janeiro
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade