Rio Acre volta a subir; 19 cidades do Estado estão em situação de emergência
Governo do Acre afirma que há 2 mil pessoas desabrigadas, 1.616 desalojadas e 50 bairros atingidos por enchentes
A Defesa Civil do Acre informou nesta terça-feira (5) que o nível do Rio Acre voltou a subir. A água chegou acima da cota de transbordo, atingindo a marca de 17,84 metros.
Em razão do nível elevado do rio, 19 das 22 cidades estão em situação de emergência. Mais de 100 mil pessoas, estão sendo afetadas pelas enchentes na região, segundo o governo do Acre.
O nível do rio é a segunda maior marca registrada, desde que a medição começou a ser feita, em 1971. A maior cota registrada foi de 18,40 metros em 4 de março de 2015.
Na segunda-feira (5), uma comitiva com os ministros de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, visitaram a região para entender os problemas e apresentar soluções ao Estado. Os ministros visitaram a cidade de Basiléia, uma das mais afetadas pelas cheias.
Na ocasião, o governador do Estado, Gladson Cameli, se reuniu com os ministros, parlamentares e com os prefeitos dos municípios, para explicar sobre as últimas ocorrências do Estado. O foco do encontro foi articular as ações necessárias para frear, o mais rápido possível, os alagamentos e enchentes.
O ministro do Desenvolvimento, Waldez Góes, destacou a importância do trabalho em conjunto e falou sobre um plano de ação que está sendo executado pelo governo federal, estadual e municípios, para tentar reparar os danos provocados pelas cheias.
Em publicação na rede social "X" (antigo Twitter), Góes disse que os planos humanitários para os municípios foram aprovados. Ele destacou que R$ 24 bilhões serão liberados para auxiliar o Estado.
Góes também destacou que o próximo passo será a limpeza e desobstrução das áreas atingidas.
Os ministros visitaram os abrigos que estão no Parque de Exposições, em Rio Branco, onde 2.969 pessoas são atendidas.
Segundo o governo do Estado, na capital, 2.052 pessoas estão desabrigadas, 1.616 desalojadas e 50 bairros foram atingidos.
Previsão do tempo
Segundo o Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cigma), a previsão para esta terça-feira, na região Oeste do Acre, é de um tempo nublado, céu encoberto de nuvens e há possibilidade de chuva isolada, em qualquer hora do dia.
Já a população da capital do Acre e outras regiões do Estado enfrentarão temperaturas altas, mormaço e clima abafado. Há previsão de pancadas de chuva com trovoadas isoladas durante a noite.
O fluxo de umidade segue intenso sobre o sul da Amazônia e mantém elevadas as condições de chuva em toda a região.