Publicidade
Brasil

Relatório Anual Socioeconômico da Mulher volta a ser publicado após 4 anos

Estudo reúne dados sobre educação, violência, trabalho doméstico e renda

Imagem da noticia Relatório Anual Socioeconômico da Mulher volta a ser publicado após 4 anos
Mulheres na liderança | Unsplash
Publicidade

Segundo o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam), divulgado pelo Ministério das Mulheres, em 2022, o país tinha 4,3 milhões de brasileiras chefes de família e mães solo. Deste número, 65,8% eram pretas ou pardas e com rendimento mensal de até um salário mínimo (86,5%).

+Número de mulheres chefiando lares praticamente dobrou em uma década

De acordo com Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, o objetivo do relatório é “retomar todos os dados, todas as pesquisas, e todas as informações que são necessárias não só para o governo federal, mas para que o Brasil inteiro toque políticas públicas”.

+Dia das Mulheres: entenda em 6 pontos a importância da data

O levantamento ainda mostra que mais da metade da população brasileira (104,5 milhões do total de 203,1 milhões) é composta por mulheres. Apesar de serem maioria e serem mais escolarizadas – no ensino superior, 58,4% das matrículas são de mulheres – elas ainda são minoria em cargos de liderança, no esporte e na política.

Uma em cada quatro brasileiras ocupam cargos de assistência à comunidade. São enfermeiras, médicas, cuidadoras de idosos, assistentes sociais e professoras. A Giane é enfermeira há um ano e meio e escolheu a profissão por amar cuidar dos pacientes. Ela trabalha na Santa Casa de Porto Alegre, onde 66% dos profissionais são mulheres.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade