Publicidade
Brasil

Rebelião de presos incendeia presídio em Franco da Rocha, Grande São Paulo; situação foi controlada

O motim foi o primeiro em quatro anos, em São Paulo, segundo o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (SIFUSPESP)

Imagem da noticia Rebelião de presos incendeia presídio em Franco da Rocha, Grande São Paulo; situação foi controlada
Motim de presos em Franco da Rocha | Reprodução/Redes sociais
• Atualizado em
Publicidade

Uma rebelião de presos incendiou o interior da Penitenciária P1 de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, neste sábado (20). Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a situação foi controlada e não houve reféns.

O motim aconteceu em dois pavilhões do presídio, e a diretoria faz agora o levantamento de dados para apurar danos.

De acordo com o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (SIFUSPESP), essa foi a primeira rebelião em quatro anos.

+ Adolescente rouba celular de idoso e morre atropelado por ônibus durante a fuga

Os detentos protestaram contra a diretoria da unidade prisional. "Fora diretoria. Repressão nunca mais", afirma uma das faixas exibidas pelos presos.

O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), o Corpo de Bombeiros e viaturas do Batalhão do Choque da Polícia Militar apoiam a ocorrência, na unidade prisional Mário Moura Albuquerque. Em um dos momentos, militares precisaram subir nas telhas do presídio enquanto atiravam balas de borracha de cima para baixo contra os presos que estavam no pátio.

O Corpo de Bombeiro foi chamado para controlar as chamas provocadas pelos presos e a Polícia Militar atuou do lado de fora da cada de detenção como apoio.

Entre dezembro de 2023 e maio de 2024, houve 18 fugas no regime semiaberto.

"A situação, longe de ser um ponto fora da curva, é o resultado da inércia de várias gestões do governo estadual, que ignora os alertas e coloca em risco a vida de servidores e da população", afirma a SIFUSPESP.

+ Mulher deixa prisão nos EUA após 43 anos presa injustamente

O que diz a SAP

"A Secretaria da Administração Penitenciária esclarece que ocorreu um motim em parte na Penitenciária I de Franco da Rocha no final da manhã deste sábado. O Grupo de Intervenção Rápida, formado por agentes penitenciários, está atuando no local. Não há reféns. Os Bombeiros já estão no local apagando o fogo provocado pelos presos. A Polícia Militar está na área externa para apoio", diz a SAP, em nota.

Confira o post no Instagram: https://www.instagram.com/p/C9pnItuRTUb/

*Em atualização

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade