Quinto voo da Força Aérea decola do Líbano com 220 repatriados
Aeronave fará escala em Lisboa e tem chegada prevista ao Brasil nesta segunda-feira (14)
Neste domingo (13), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou mais um voo da Operação Raízes do Cedro, trazendo 220 brasileiros de volta ao país, incluindo 10 crianças de colo e dois animais de estimação.
+Ataques israelenses matam oito pessoas da mesma família em Gaza
A aeronave KC-30 saiu de Beirute, capital do Líbano, e fará escala em Lisboa, capital portuguesa, com chegada prevista em Guarulhos (SP) nesta segunda-feira (14). Essa foi a quinta missão de resgate, totalizando 1.105 repatriados e 13 pets desde o início dos conflitos no Líbano. O governo brasileiro segue em contato com cidadãos na região e pode organizar novos voos, conforme a necessidade e condições de segurança.
Além dos repatriados, a FAB tem levado ajuda humanitária ao Líbano. No último voo de sábado (12), 1,4 mil cestas básicas e 6,9 mil embalagens de medicamentos foram transportadas para apoiar a população libanesa. Segundo o governo, cerca de 20 mil brasileiros residem no Líbano, 3 mil deles expressam interesse em retornar ao Brasil.
Repatriação de brasileiros
A Operação Raízes do Cedro foi iniciada após o aumento das tensões no Líbano, decorrente de ataques aéreos de Israel contra o grupo Hezbollah. O governo brasileiro tem mobilizado a FAB para resgatar cidadãos brasileiros, muitos dos quais pediram apoio para deixar o país por conta dos conflitos.
Até o momento, cinco voos de repatriação foram realizados, com a participação da Embaixada do Brasil em Beirute, que tem prestado assistência consular aos brasileiros na região. O governo segue monitorando a situação no país e estuda a possibilidade de novos voos, dependendo das condições de segurança.