Procon-SP notifica Enel por falta de energia em 7 de janeiro
Cerca de 650 mil clientes chegaram a ficar sem luz, sendo 150 mil por tempo prolongado
Camila Stucaluc
O Procon de São Paulo notificou, na quinta-feira (9), a Enel por falhas no fornecimento de energia elétrica após o temporal do dia 7 de janeiro. Segundo a entidade, 650 mil clientes ficaram sem luz na data, sendo 150 mil por tempo prolongado.
A concessionária terá sete dias para esclarecer o ocorrido. No documento, também deverá constar o número de consumidores impactados, as providências adotadas para a retomada do serviço e como a informação foi passada aos clientes. Ainda deverá incluir a política de compensações aos consumidores que permaneceram muitas horas sem energia.
Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP, explicou que a notificação é o primeiro passo de uma ação de fiscalização, que pode resultar em sanções, como multa – a quarta em um período de menos de 14 meses. O objetivo é melhorar os serviços.
“Há mais de um ano que a empresa alega que os problemas são causados por eventos climáticos severos, com ventos acima do esperado; e também há mais de um ano não se tem notícia de que alguma providência efetiva, seja de engenharia ou de operações, tenha sido tomada para, no mínimo, agilizar a retomada dos serviços”, disse.
+ Chuvas no Espírito Santo deixam 320 desalojados e 26 desabrigados
Em nota, a Enel rebateu, dizendo que tem aprimorado seu plano de contingência para reduzir os impactos aos clientes em caso de contingências climáticas. “O plano de ação da companhia inclui o reforço das equipes em campo, a contratação de mais eletricistas próprios, o aumento da disponibilidade da frota de geradores, a ampliação da capacidade nos canais de atendimento, dentre outras medidas.”