Fortes chuvas no Espírito Santo deixam 320 desalojados e 26 desabrigados
Estado enfrenta alagamentos, transbordamentos de rios e rompimento de barragem
SBT Brasil
Desde terça-feira (07), o Espírito Santo enfrenta fortes chuvas. Em 20 cidades, o volume de precipitação superou 30 milímetros nas últimas 24 horas, resultando em alagamentos, transbordamentos de rios e interdições de rodovias.
Em Rio Bananal, uma barragem se rompeu, agravando ainda mais a situação dos moradores. De acordo com a Defesa Civil, 320 pessoas estão desalojadas e outras 26 desabrigadas em todo o estado. A previsão meteorológica indica que as chuvas intensas devem continuar até esta quinta-feira (9), com tendência de redução a partir de sexta-feira (10).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para 48 municípios capixabas, indicando risco de chuvas intensas, com volumes que podem superar 60 mm por hora ou acumular mais de 100 mm em um único dia.
A Defesa Civil orienta a população a desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de alagamentos, observar alterações nas encostas e permanecer em locais abrigados, evitando áreas que possam ser atingidas por quedas de árvores ou enxurradas. Em situações de emergência, os moradores devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.