Procon dá 72h para Enel explicar falta de energia após temporal em SP
Entidade questionou falta de medidas efetivas de redução de danos e demora na retomada do serviço

Camila Stucaluc
O Procon de São Paulo notificou a Enel por falhas no fornecimento de energia elétrica em decorrência das chuvas de segunda-feira (22). A concessionária terá até 72 horas para explicar a falta de medidas efetivas de redução de danos e a demora na retomada do serviço.
Ao todo, 900 mil imóveis ficaram sem luz devido aos temporais, sendo a maioria na capital paulista. Por enquanto, a Enel disse ter restabelecido o serviço para 95% dos clientes afetados, o que deixa cerca de 37 mil moradores ainda sem energia — alguns impactados há mais de 24 horas.
“Entre as principais falhas apontadas está a demora no restabelecimento da energia elétrica aos consumidores afetados. O órgão acompanha de perto a situação, que se repete a cada período de chuvas, sempre com as mesmas justificativas apresentadas pela empresa e sem a adoção de medidas concretas para minimizar os impactos”, disse o Procon.
Na notificação, o órgão pede dois documentos. Um deles é um plano de contingência atualizado, com medidas para enfrentar eventos climáticos extremos, incluindo manutenção, prevenção, resposta emergencial, pessoal e comunicação com os consumidores. O outro é um demonstrativo de investimentos, detalhando ações, obras, tecnologias e aportes financeiros feitos no último ano.
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Essa não é a primeira vez que a Enel é notificada pelo Procon. Em janeiro, a concessionária foi cobrada pela interrupção do fornecimento de energia elétrica a mais de 650 clientes após fortes chuvas. O mesmo ocorreu em outubro de 2024, quando milhares de pessoas ficaram sem luz por quase uma semana, também em decorrência dos temporais. Na época, o caso foi apurado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).