Publicidade
Brasil

Alerta severo: temporal deixou São Paulo e Região Metropolitana em atenção

Segundo o órgão, a capital esteve em “alerta severo” desde as 13h45

Imagem da noticia Alerta severo: temporal deixou São Paulo e Região Metropolitana em atenção
Chuva em São Paulo | Paulo Pinto/Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou que todos os pontos de alagamento na cidade de São Paulo terminaram por volta das 15h02. Segundo o órgão, a capital esteve em “alerta severo” desde as 13h45.

A Defesa Civil havia emitido o alerta para rajadas de vento nas horas seguintes na capital e na Região Metropolitana. A notificação foi enviada aos celulares dos moradores das áreas em risco, acompanhada de um aviso sonoro.

+ Alerta laranja: parte do Brasil têm perigo de queda de temperatura e tempestades, diz Inmet

Na mensagem, a Defesa Civil informou que houve "risco de queda de árvores e destelhamentos".

Mensagem de "alerta severo" | Reprodução
Mensagem de "alerta severo" | Reprodução

No momento, a cidade de São Paulo tem, de acordo com o último balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil do Estado, 642 chamados para queda de árvores, 26 para desabamentos e 20 para enchentes, somente na capital paulista, até as 16h10 desta segunda-feira (22).

A linha de instabilidade que provocou chuva forte e fortes rajadas de vento, associada à chegada de uma frente fria, já se afastou para as regiões de Mogi das Cruzes, no Alto Tietê, litoral norte e Vale do Paraíba. Segundo o CGE, não há previsão de chuva forte nas próximas horas.

Rajadas de vento registradas:

  • 98,2 Km/h - Aeroporto Campo de Marte, na zona norte
  • 92,1 Km/h - Estação Meteorológica do CGE em Santana, na zona norte
  • 87 Km/h - Aeroporto de Congonhas, na zona sul.

Alerta laranja

O estado de São Paulo está em alerta laranja – que significa "perigo" – para tempestades, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até as 10h de terça-feira (23). Há possibilidade de ventos que podem chegar a 100 km por hora, com até 100 milímetros de chuva e queda de granizo.

Todo o estado também está em alerta laranja para declínio de temperatura. De acordo com o Inmet, os termômetros devem cair mais de 5 °C, com risco à saúde.

+ Primavera começa com frente fria, temporais e queda de temperatura em parte do Brasil

Alagamentos

Segundo o CGE, toda a capital paulista ficou em estado de atenção para alagamentos, de 13h45 às 15h02. Dados meteorológicos do órgão mostram que setembro registrou 28,8 mm de chuva até as 13h de hoje, o que representa cerca de 43% do esperado para o mês (66,7 mm). O órgão ainda não atualizou novos dados.

Recomendações da Defesa Civil

  • Ao receber um aviso de tempestade, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos;
  • Outra medida de prevenção é evitar ficar próximo de árvores e estruturas metálicas frágeis. Além de cair, elas podem atrair raios;
  • Desconecte e não utilize aparelhos eletrônicos conectados nas tomadas;
  • Se estiver em qualquer área aberta, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente;
  • Evite dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
  • Durante as chuvas intensas a população não deve se arriscar atravessando ruas alagadas. Um adulto pode ser arrastado com a água na altura do tornozelo. Já um veículo pode ser arrastado com a água encobrindo suas rodas;
  • Em caso de recebimento do alerta da Defesa Civil, as pessoas devem evitar se expor em locais sujeitos a alagamentos e procurar permanecer em um local seguro até o fim do temporal.

900 mil sem luz

Segundo levantamento da distribuidora de energia Enel, às 14h34 desta segunda-feira (22), 443.050 clientes estavam sem energia elétrica na capital paulista e na Região Metropolitana. As regiões mais afetadas são:

  • Cajamar – 38.279 clientes sem luz (81,82% do total);
  • Pirapora Do Bom Jesus – 2.849 clientes sem luz (33,88% do total);
  • Santana De Parnaiba – 17.945 clientes sem luz (23,35% do total).

Na capital, 270.949 clientes estão sem energia elétrica, o que corresponde a 4,67% do total atendido. A concessionária não informou prazo para o restabelecimento da energia nesses locais.

A Enel informou que, durante a manhã, cerca de 900 mil clientes ficaram sem energia. As regiões mais afetadas foram os municípios de São Bernardo do Campo (74,16% dos clientes), Santo André (29,63% dos clientes) e Diadema (14,11% dos clientes), no ABC Paulista. Na capital, 360.040 clientes ficaram sem luz – o que equivale a 6,2% do total.

De acordo com a empresa, o fornecimento de luz foi afetado por um desligamento em uma subestação da empresa de transmissão Isa Energia Brasil, ocorrido por volta das 10h50. Às 11h22, todas as unidades impactadas tiveram o serviço restabelecido, informou a Enel.

Problemas no trem da Linha 8

Os trens da linha 8‑Diamante estão circulando com maiores intervalos entre as estações Osasco e Júlio Prestes na tarde desta segunda-feira (22). De acordo com a Viamobilidade, o motivo são as fortes chuvas.

Até o momento, não há previsão de retorno.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade