Primeira etapa das provas do "Enem dos concursos" é concluída
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Concurso Público Nacional Unificado supre deficiência de dezenas de anos
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que a etapa da manhã das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o chamado "Enem dos concursos", foi encerrada "sem intercorrências" aos candidatos. A aplicação do exame começou às 9h e foi até 11h30.
+ Governo e prefeitura de São Paulo decretam luto de sete dias por morte de Silvio Santos
Os participantes fizeram provas de conhecimentos gerais e discursiva, para nível superior, e português e redação, para nível médio.
"Não houve registro de ocorrências que comprometessem o sucesso da realização das provas. Em todo o Brasil são 2,1 milhões de participantes inscritos, que concorrem a 6.640 vagas permanentes em 21 órgãos da Administração Pública Federal", afirmou o ministério, em comunicado.
Na etapa da tarde, o exame começará às 14h30 e vai terminar às 17h30 para os candidatos de nível intermediário, que farão provas de noções de direito, matemática e realidade, e às 18h para os outros que farão provas de conhecimentos específicos (nível superior).
Lula visita sala de situação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhou, nesta manhã, a aplicação do CNPU, em visita à sala de situação da Dataprev em Brasília. No local é realizado o trabalho de monitoramento para tratamento de incidentes e respostas do exame.
"A participação [no concurso] foi extraordinária, a diversidade vai ser excepcional, o resultado eu espero que seja extraordinário, que a gente tenha muita gente, para mostrar a diversidade brasileira", pontuou Lula em entrevista a jornalistas durante a visita.
"E dizer para vocês que, para mim, é uma alegria saber que a gente está inovando de verdade no jeito de contratar gente nesse país. Ou seja, nós precisamos adequar a máquina pública ao século XXI".
Ainda segundo o presidente, é necessário "discutir os temas que estão na ordem do dia". "A democracia precisa ser debatida para as pessoas saberem o que ela é, saberem a diferença entre democracia e outros regimes. É importante discutir coisas que dizem respeito ao trabalho que ele [candidato] vai fazer quando começar a trabalhar".
+ “Vai deixar um grande legado”: ministra da Cultura destaca pioneirismo de Silvio Santos
O Ministério da Gestão explica que o CNPU é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, que consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal, por meio da aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal.
Lula ressaltou que não houve qualquer vazamento de prova e disse que isso é uma "demonstração extraordinária" de que o governo e a sociedade brasileira estão preparados "para tratar com seriedade um concurso como esse".
+ Autoridades e políticos lamentam morte de Silvio Santos
Segundo o presidente, com o CNPU, o governo está suprindo "uma deficiência de mais de dezenas de anos desse país sem fazer concurso ou, se fez concurso, fez concurso específico".
"Então você sequer tem gente para sobrepor aqueles que se aposentaram".
Lula relembrou que, para melhorar o funcionamento da máquina pública, é preciso também "ter ser humano qualificado". "Porque o papel do Estado é colocar pessoas que atendam com muito carinho, com muito respeito as necessidades da sociedade".