“Vai deixar um grande legado”: ministra da Cultura destaca pioneirismo de Silvio Santos
Margareth Menezes exalta personalidade e espaço concedido por apresentador a artistas no país
Uma pessoa pioneira que atuou com inquietude e genialidade na televisão brasileira. Com essas palavras, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou neste sábado (17) a trajetória percorrida pelo apresentador Silvio Santos ao longo de seus 93 anos: “Era uma coisa incrível. Todo domingo era o dia inteiro de atrações, e atrações que hipnotizavam as pessoas”.
+Silvio Santos morre aos 93 anos em São Paulo
O apresentador, que morreu na madrugada deste sábado (17), também é lembrado por Margareth Menezes como uma pessoa que trouxe novas perspectivas aos programas de televisão. “O Silvio Santos é uma pessoa que nos trouxe uma nova visão. Ele foi pioneiro trazendo ideias interativas com a plateia, ideias inclusive de reality shows”, diz.
“Assistia variedade de programas que conseguia deixar as pessoas ligadas ao programa dele às atrações, na maneira dele mesmo. O próprio tinha um elemento muito interessante, muito próprio, que era o carismo. Maneira dele sorrir. Tudo muito próprio”, destaca.
A ministra ainda exaltou as oportunidades concedidas pelo apresentador à área cultural. “Eu, como artista, tive a oportunidade de me apresentar no programa Silvio Santos. Ele abriu as portas para muita gente, de nova geração. Então agradeço a esse empresário, a essa grande figura”, conta.
Outros ministros do governo também destacaram o trabalho do apresentador. O titular da Educação, Camilo Santana, disse que o apresentador foi uma lenda da televisão: "Ele foi uma companhia valiosa para tantos brasileiros, em anos de programas televisivos, e faz parte da história da nossa gente".
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que Silvio Santos é um dos maiores ícones da televisão brasileira. "O Brasil se despede de um de seus maiores comunicadores, um profissional que levou alegria por onde passou e que fez parte da vida de todos nós por tantos anos. Obrigado por tanto, Silvio!", escreveu.
Já o ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que Silvio marcou gerações pelo carisma, talento e dedicação.