Autoridades e políticos lamentam morte de Silvio Santos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que "sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país"
Guilherme Resck
Diversas autoridades e políticos brasileiros se manifestaram sobre a morte do apresentador Silvio Santos, a maior personalidade da história da televisão brasileira. Ele morreu neste sábado (17), aos 93 anos, em São Paulo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e ministros lamentaram.
+ Silvio Santos morreu de broncopneumonia após infecção por H1N1, diz Hospital Albert Einstein
"Senor Abravanel, seu nome de batismo, foi um empreendedor que iniciou sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede de TV e empresas dos mais diversos setores: financeiro, industrial e de comércio", pontuou Lula.
"Mas será sempre lembrado como Silvio Santos, o rosto e a voz dos domingos de milhões de brasileiros e brasileiras, querido pelas suas 'colegas de trabalho', como carinhosamente chamava as telespectadoras", acrescentou.
Também se manifestaram: o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e os governadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) disse que "hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos". "Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria".
Confira as mensagens das autoridades e políticos sobre a morte de Silvio Santos:
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva:
Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin:
Presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco:
O Brasil se despede, neste sábado, de Silvio Santos, nome maior da televisão brasileira. A magnitude alcançada pelo carisma, pela versatilidade e pelo talento de Silvio Santos o tornou imprescindível como um dos maiores comunicadores do entretenimento do nosso país. Aos familiares, amigos e a sua legião de fãs, externo meus sentimentos.
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira:
Ministro das Comunicações, Juscelino Filho:
Ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa:
Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet:
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas:
Com profundo pesar, o Governo do Estado de São Paulo lamenta o falecimento do empresário e apresentador Silvio Santos, aos 93 anos, neste sábado (17), e decreta luto oficial de sete dias no estado de São Paulo. Fundador do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), tornou-se um dos símbolos da comunicação brasileira graças à maneira simples, direta e carismática com que lidava com o público.
Nascido Senor Abravanel, o empresário aliou seu perfil empreendedor, treinado na adolescência como camelô, à voz potente e inconfundível para criar um estilo popular que cativou as massas. Sua trajetória nas rádios e nos canais de TV andou lado a lado com seu tino empreendedor em diversos segmentos e no comando do SBT. Carioca, escolheu São Paulo como casa desde os anos 1950.
Nossos sentimentos à família Abravanel, aos amigos, aos funcionários do SBT e aos brasileiros de diversas gerações que tiveram em Silvio Santos uma das personalidades mais admiradas.
Governador do Paraná, Ratinho Jr.:
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema:
Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro:
Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha:
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite:
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado:
Governador do Pará, Helder Barbalho:
Governador do Amazonas, Wilson Lima:
Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso:
Um dos maiores comunicadores do Brasil, Silvio Santos tem uma história de sucesso empresarial que sempre será exemplo. Um empreendedor que, do zero, criou uma das maiores emissoras de televisão do país. Deixará marca eterna na comunicação brasileira por sua conexão única com o público e que atravessou gerações. Meus sentimentos à família, aos amigos e a todos os funcionários do SBT.
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal:
O Brasil perde o maior apresentador e comunicador de sua história: Senor Abravanel, nosso Silvio Santos. Trabalhador, competente e visionário, sempre soube se comunicar - geração após geração - com todos os brasileiros e brasileiras com sinceridade, alegria e, acima de tudo, muita humildade.
Meus sentimentos a toda sua família, na certeza de que seu legado de trabalho e alegria será eterno.
Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal:
Ex-presidente Jair Bolsonaro:
Ex-presidente Fernando Collor:
Presidente do BNDES, Aloizio Mercadante:
O Brasil perdeu um dos maiores comunicadores de nossa história: Silvio Santos. Carismático e empreendedor, Silvio Santos foi um dos responsáveis pela consolidação da televisão no Brasil, especialmente a partir da criação do SBT, que chegou a ser a segunda maior emissora do país.
Tivemos um contato pessoal mais próximo no período em que minha irmã Isabel Mercadante foi gerente e diretora do SBT. E, também, nas inúmeras vezes em que fui entrevistado e em que participei de programas da emissora.
Neste momento de dor, manifesto publicamente meus sentimentos à família, aos amigos e aos milhares de fãs de Silvio Santos por todo o país.
Marinha do Brasil:
A Marinha do Brasil se solidariza com familiares desse grande comunicador brasileiro, e presta sua homenagem pelos exemplos e conquistas ao longo de sua admirável trajetória.