Previsão de temporal no RS: resgates de barco são interrompidos em Porto Alegre
De quarta (8) até domingo (12), estimativa do Inmet é que volume de chuva no estado supere média registrada para um mês de maio desde 1991
A Defesa de Civil de Porto Alegre, sob orientação da prefeitura do município, decidiu suspender os resgates feitos por barco, nesta quarta-feira (8). A decisão ocorre após previsão de chuva, descargas elétricas e ventos acima de 80 km/h ser divulgada pelo Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic Porto Alegre).
+ Chuvas no Rio Grande do Sul afetam 1,45 milhão de pessoas
"Atenção! Pedimos que os barcos em operações de resgate suspendam temporariamente suas atividades", publicou o Ceic no X
Recorde de chuva deve superar média de maio em mais de 30 anos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estima que, de quarta até domingo (12), o acumulado de chuva de 125 mm deve superar a média registrada para todo o mês de maio no estado desde 1991, de 113 mm.
Alerta laranja para temporais nesta quarta
O Inmet também emitiu um alerta laranja, nesta quarta-feira (8), para temporais em praticamente todo o estado. Há previsão de vendaval em Santa Catarina.
+ Sul do país deve ser atingido por ciclone extratropical até o final da semana
Rio Grande do Sul chega a 100 mortos por causa das chuvas
Além disso, outros 4 óbitos estão em investigação. 372 pessoas foram resgatadas feridas, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil estadual às 12h. As fortes chuvas, que atingiram 417 municípios do estado também, deixaram mais de 230 mil pessoas fora de suas casas.
No total, mais de 1,45 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas.
+ Como evitar golpes ao realizar doações online às vítimas da chuva no RS?
Água potável é prioridade de doação no momento
A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul informou que, no momento, a prioridade de doação para as vítimas das chuvas no estado é água potável. Além disso, o órgão pede com urgência envio de produtos de limpeza e higiene, como sabonete, shampoo e absorvente.
Pelo menos 200 animais ilhados foram resgatados
Em meio aos gritos por ajuda dos ilhados pela enchente que castiga o Rio Grande do Sul há uma semana, equipes de buscas e resgates têm encontrado e salvado centenas de animais de estimação e criação esquecidos ou abandonados em residências, presos em propriedades ou mesmo em companhia dos donos.
Esperança é o nome dado à operação da Polícia Federal (PF) que resgatou, até essa terça-feira (7), pelo menos 700 pessoas e 200 animais, ilhados pelas fortes chuvas que castigam o estado há dias.