Presidente da Itália, Sergio Mattarella, chega ao Brasil neste domingo
Esta é a primeira visita de um chefe de Estado italiano ao país em 24 anos
O presidente da Itália, Sergio Mattarella, chega ao Brasil na noite deste domingo (14) para uma visita de cinco dias. É a primeira vez que um chefe de Estado italiano vem ao ao país em 24 anos.
Na programação, estão celebrações relacionadas ao aniversário de 150 anos da imigração italiana no Brasil e a tratativas sobre a relação entre G20 (grupo das 20 maiores economias do planeta) o G7 (grupo dos sete países democráticos mais ricos). O G20 é presidido atualmente pelo Brasil.
Temas como mudanças climáticas, a transição energética, o combate à fome e à desigualdade e a proposta brasileira de chamada “taxação de superricos” também serão tratados.
Outro compromisso previsto no Brasil é a assinatura da renovação do acordo sobre o reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação, além de conversas sobre uma parceria entre a Universidade de Turim e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Tensão entre Brasil e Itália
A visita de Mattarella preserva a reciprocidade que caracteriza as relações diplomáticas. Em junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou à Itália, onde o Brasil participou, como convidado, da reunião do G7. A reaproximação marca uma trégua entre os dois países, após o crescente mal-estar na relação, a partir do fim dos anos 2000, em razão das divergências em torno do processo e extradição de Cesare Battisti, condenado por terrorismo na Itália.
+ Itamaraty condena ataque a Gaza com mais de 90 mortos e quase 300 feridos
O processo de reconhecimento da cidadania italiana de brasileiros descendentes de imigrantes é outro motivo de tensão. Segundo o governo do Brasil, nos últimos meses, houve denúncias de irregularidades em processos de reconhecimento e reclamações de prefeituras italianas de excesso de processos judiciais de brasileiros.
Nesta segunda-feira (15), Mattarella e Lula se reúnem às 10h30. Após as assinaturas de atos em conjunto, os dois devem conceder uma entrevista coletiva. Além de Brasília, Mattarella cumprirá agenda em Canoas (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).