Publicidade
Brasil

Prefeitura do Rio intensifica fiscalização de bebidas diante do risco de intoxicação por metanol

Equipes da Vigilância Sanitária recolhem amostras de destilados para análise após registros em outros estados

Imagem da noticia Prefeitura do Rio intensifica fiscalização de bebidas diante do risco de intoxicação por metanol
Prefeitura do Rio intensifica fiscalização de bebidas | Freepik
,
Publicidade

Diante os casos de intoxicação por metanol através de bebidas adulteradas que estão acontecendo no país, a Prefeitura do Rio de Janeiro já está em alerta, mesmo sem casos confirmados até o momento. Nesta quinta-feira (2), equipes da Vigilância Sanitária estão nas ruas da cidade recolhendo amostras de bebidas destiladas para análise.

+ Indústrias de bebidas são fiscalizadas pela PF em meio a casos de intoxicação por metanol

Nessa quarta (1º), a prefeitura regulamentou uma lei municipal de 2018 que a permite fiscalizar por conta própria a fabricação de bebidas alcoólicas na cidade, uma competência que era exclusiva da União. Além disso, o prefeito Eduardo Paes (PSD) determinou a suspensão e cancelamento do registro dos estabelecimentos onde sejam encontradas irregularidades.

+ Rapper Hungria é internado após suspeita de ingerir bebida adulterada em Brasília

Com a aproximação do fim de semana, as autoridades reforçam as orientações para que a população não compre bebidas de origem suspeita. Bares também estão se antecipando e tranquilizando clientes quanto à procedência das bebidas fornecidas.

"Todos os nossos produtos, especialmente os destilados, são adquiridos diretamente dos fabricantes e grandes distribuidoras, sempre com selo de autenticidade, lacre e nota fiscal adequados", garante um bar da Tijuca em nota oficial publicada nas redes sociais.

Investigação em São Paulo e Pernambuco

Até o momento, em São Paulo, autoridades já confirmaram 11 ocorrências de intoxicação por metanol, com uma morte registrada. Além disso, há 41 casos sob apuração, entre eles cinco óbitos suspeitos. Já em Pernambuco, 4 estão sendo investigados, sendo 3 mortes e uma vítima que teve perda de visão bilateral.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade