Prefeitura de SP amplia vacinação contra a dengue para toda a cidade
Doses serão disponibilizadas a partir de quinta (11) nas 471 UBSs da capital paulista; podem se imunizar crianças entre 10 e 14 anos
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (10) que vai ampliar a vacinação contra a dengue para todas as 471 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital paulista a partir de quinta-feira (11).
Agora, todas as crianças de 10 a 14 anos que residem ou estudam na capital, inclusive as da rede privada, poderão se direcionar a UBS mais próxima para receber o imunizante. As vacinas serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, nas AMAs/UBSs integradas, no mesmo horário.
Prefeitura de São Paulo vai investir R$ 240 milhões em ações de combate à dengue
Para ser vacinada, a criança precisa estar acompanhada de um responsável, portando documento de identidade, cartão de vacina e comprovante de residência ou escolar. Também é importante ressaltar que ela não pode ter sido diagnosticada com dengue nos últimos seis meses.
A ampliação, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, se dá pela chegada de novas doses. No total, a capital recebeu 177.679 doses do imunizante do Programa Nacional de Imunização (PNI).
O que é a dengue?
A dengue é uma doença febril causada pelo vírus dengue (DENV), transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. A doença costuma ter uma prevalência maior durante o verão — quando há mais períodos de chuva —, já que a água parada em galões e tonéis, por exemplo, auxilia no aumento de criadouros do mosquito.
Os principais sintomas da dengue são febre acima de 38°C, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A doença progredir para formas graves, associadas ao extravasamento grave de plasma, hemorragias ou comprometimento grave de órgãos, que podem evoluir para o óbito.
Veja como se proteger:
Substitua a água dos pratos dos vasos de planta por areia;
Deixe a caixa d'água tampada;
Mantenha as piscinas limpas;
Remova do ambiente todo material que possa acumular água, como pneus e garrafas;
Desobstrua calhas, lajes e ralos;
Lave as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova e jogar as larvas na terra ou no chão seco;
Guarde baldes e garrafas com a boca virada para baixo;
Use de telas nas janelas em áreas de reconhecida transmissão.
Devo usar repelente?
A resposta é sim. Segundo o Ministério da Saúde, o uso é recomendado, sobretudo, em áreas de reconhecida transmissão da dengue. O produto deve ser aplicado nas áreas expostas do corpo, como braços, pernas e pés. Repelentes para uso no ambiente, como pastilhas e aparelhos elétricos, também são recomendados, já que afastam o mosquito.