Posts de Elon Musk contra Moraes já somam 314 milhões de visualizações
O embate entre o empresário e o ministro já apareceu em 1.500 sites em inglês e rendeu 4.400 reportagens, segundo dados da consultoria Bites
Dono do perfil de X (antigo Twitter) mais seguido no mundo, Elon Musk e seus posts direcionados ao ministro Alexandre de Moraes já alcançaram 314 milhões de visualizações entre os seus 180 milhões de seguidores. Segundo estudo da plataforma de Sistema Analítico Bites, o comportamento do bilionário sul-africano nas redes tem afetado o ecossistema da política nacional.
+Leia mais sobre Brasil no SBT News
Apesar das 12 publicações mencionando Alexandre de Moraes, o deputado Marcel Van Hattem é o político brasileiro mais citado por Musk em seus posts. Ele sugere como o parlamentar deveria fazer para enfrentar a suposta censura do judiciário brasileiro.
Como consequência das interações com o empresário, Hattem tem ganhado visibilidade e ganhado seguidores. Desde sexta-feira (5) foram 24 mil novos seguidores em suas redes (Twitter, Facebook e Instagram).
Além de Hattem, outros sites e perfis alinhados com o empresário estão crescendo suas audiências em sites e redes sociais, na esteira do embate com Alexandre de Moraes. O PL, por exemplo, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, fez 267 posts e alcançou 3,1 milhões de interações contra os 170 posts do PT e 260 mil interações.
“O cenário reafirma a capacidade dos bolsonaristas em liderar o debate digital em situações de crise a partir da ação coordenada das suas redes sociais”, analisa a Bites.
Números
Musk fez em média 62 posts por dia e, desde janeiro deste ano, produziu 6.170 tweets. A maior parte do seu conteúdo é em inglês, mas o sul-africano fez posts em outras 52 línguas. Em duas oportunidades, ele se expressou em português, mas, por enquanto, seus ataques ao ministro Alexandre de Moraes têm sido em inglês.
Do começo do ano até aqui, a média do universo de Musk é de 25,2 milhões de visualizações. O post sobre Moraes com mais visualizações está 2,2 vezes acima de sua média.
Com 180 milhões de seguidores, Musk está à frente de nomes como o ex-presidente americano Barack Obama (132 milhões), o cantor pop Justin Bieber (111 milhões) e o jogador de futebol Cristiano Ronaldo (110,9 milhões).
Repercussão
Apesar dos números impressionantes no X, o impacto dos posts de Musk direcionados a Moraes não ficaram só na rede. A repercussão gerou o maior pico de atenção em relação ao nome do empresário no Brasil em buscas realizadas no Google desde 2004. Em média são feitas por mês 1 milhão de buscas no Google sobre o empresário.
Além disso, desde sexta passada, o assunto foi abordado em 1.500 sites de língua inglesa e rendeu 4.400 reportagens no total.