Publicidade
Brasil

Porto Alegre decreta emergência em saúde por causa da dengue

Tendas de saúde serão abertas para tratar doentes; postos abrirão no fim de semana

Imagem da noticia Porto Alegre decreta emergência em saúde por causa da dengue
Porto Alegre decreta emergência em saúde por causa da dengue. | Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre
• Atualizado em
Publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre decretou situação de emergência em saúde pública nesta quinta-feira (17) devido à epidemia de dengue. Em 2025, a cidade já notificou quase 20 mil de casos suspeitos e confirmou 4,2 mil afetados pela doença. Duas mortes foram registradas.

O decreto permite ações administrativas imediatas, como compra de insumos, prorrogação de contratos, reforço no atendimento médico e controle ambiental. Servidores podem ser realocados, e férias, suspensas, conforme a necessidade.

+ Páscoa e Tiradentes: Veja a previsão do tempo para o feriadão

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a circulação de três sorotipos do vírus (DENV1, DENV2 e DENV3) e o crescimento acelerado dos casos. Os bairros com maior incidência são Passo das Pedras, Jardim Itu, Jardim Floresta, Jardim Sabará e Morro Santana.

Agentes comunitários e de combate a endemias visitam residências para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. Denúncias via 156 recebem prioridade. A população deve permitir o acesso dos profissionais identificados com crachá e colete da prefeitura.

+ 'RG Animal': governo lança cadastro nacional para cães e gatos nesta quinta-feira (17)

Duas tendas de atendimento serão instaladas na Zona Norte. A primeira, junto à UPA Moacyr Scliar, começou a funcionar nesta quinta-feira (17), 24 horas por dia. Outra será aberta junto a um supermercado. Para atender a população, as unidades de saúde ainda vão abrir aos finais de semana e feriados.

Em caso de sintomas leves, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima. Febre, dor no corpo, dor de cabeça e vômitos são sinais de alerta. Se houver vômito persistente, dor abdominal, sangramentos e desidratação, o sinal já é de alarme.

+ Entenda como vai funcionar a nova tarifa social de energia proposta pelo governo

A prefeitura de Porto Alegre reforça que é preciso eliminar água parada, manter caixas d'água tampadas, limpar calhas e descartar lixo corretamente.

Publicidade

Assuntos relacionados

Dengue
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade