Publicidade
Brasil

Polícia prende 20 pessoas em competição ilegal de canto de pássaros no RJ

Operação em Nova Iguaçu apreendeu aves silvestres sem registro legal; tráfico de animais continua sendo realidade mesmo com proibição

Publicidade

No Rio de Janeiro, a Polícia Civil prendeu 20 pessoas durante um campeonato ilegal de canto de pássaros. A operação aconteceu em um imóvel em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente já monitoravam o grupo e prenderam todos em flagrante. Os suspeitos participavam de um torneio de canto de pássaros - prática proibida quando envolve animais silvestres sem registro legal.

No local, foram encontradas espécies nativas da fauna brasileira, como trinca-ferros, tizius e coleiros. Muitas aves estavam em gaiolas pequenas, sem anilhas de identificação - o que indica captura ilegal na natureza. Os animais resgatados foram levados para atendimento veterinário e, depois de passar por avaliação, devem ser reintegrados ao habitat natural.

+ Chefe de facção do Pará é preso em operação no Rio de Janeiro

Este tipo de crime é mais comum do que se imagina. Só no Rio de Janeiro, o Programa Linha Verde do Disque-Denúncia recebeu mais de mil notificações de comércio ou caça de animais silvestres apenas nos seis primeiros meses deste ano (1.182 denúncias). O número já é maior que o do mesmo período de 2024, quando foram cerca de 800 registros (803 denúncias).

A Polícia Civil indiciou os envolvidos por receptação de animais silvestres. Uma perícia vai verificar a origem das aves e se houve adulteração nos registros. O tráfico de animais é crime ambiental, com pena de até um ano de prisão, além de multa. Quem compra também pode ser responsabilizado.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade