Poder Expresso: Lewandowski recebe sinal verde para montar Ministério da Justiça
Ministro aposentado substituirá Flávio Dino e toma posse oficialmente em 1º de fevereiro
SBT News
O Poder Expresso desta quinta-feira (11.jan) traz os bastidores da confirmação do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski como novo chefe do Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Lula.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ele assumirá a vaga de Flávio Dino, que deixa a pasta para assumir uma das onze cadeiras do STF. A cerimônia de posse está marcada para o dia 22 de fevereiro. O ministro em exercício, Ricardo Cappelli, está com o futuro em aberto e irá tirar férias, mas se prontificou a ajudar Lewandowski na transição.
Também no Poder Expresso, agentes de segurança do Equador prenderam mais de 300 pessoas e resgataram 41 reféns nesta quarta-feira (10.jan).
As ações são resultados do primeiro dia do decreto de Conflito Armado Interno, promulgado pelo presidente Daniel Noboa, que permitiu a atuação das Forças Armadas nas ruas para neutralizar grupos armados no país.
O Poder Expresso traz ainda informações sobre o início do prazo para os estados começarem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) - documento que substituirá, gradualmente, o RG. O prazo foi adiado no ano passado pelo governo federal a pedido dos próprios governadores, que antes teriam apenas até 6 de novembro para cumprir a obrigatoriedade.