Brasil

Pesquisa encontra cocaína, remédios e cafeína no litoral norte de São Paulo

Estudo da USP sugere que as substâncias tenham sido transportadas para o mar pelo esgoto, por meio de resíduos de urina e fezes humanas

Imagem da noticia Pesquisa encontra cocaína, remédios e cafeína no litoral norte de São Paulo
Litoral de São Paulo - Reprodução

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) encontrou componentes de cocaína, medicamentos e cafeína na água do mar no Litoral Norte de São Paulo.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Os pesquisadores analisaram diversas amostras e identificaram 15 compostos químicos em diferentes concentrações. Entre eles, destacaram-se a benzoilecgonina, substância que é liberada na urina após o consumo de cocaína, e resíduos da própria droga.

Embora o estudo não tenha identificado exatamente a origem desses compostos, nem o caminho percorrido até o oceano, a principal hipótese é de que tenham sido transportados pelo esgoto, por meio de resíduos de urina e fezes humanas.

As substâncias foram detectadas tanto em áreas próximas à costa quanto em regiões mais afastadas, em alto-mar. Esse dado sugere uma alta concentração dessas substâncias na água, o que pode comprometer o ecossistema marinho. Em julho deste ano, pesquisadores do Rio de Janeiro identificaram derivados de cocaína no organismo de tubarões.

Os riscos diretos para a saúde humana ainda não estão completamente claros. Porém, a pesquisadora responsável pelo estudo, Luciana Rocha Frazão, do Instituto de Oceanografia, alerta que essas substâncias podem contaminar os peixes consumidos pela população, representando um potencial perigo.

Últimas Notícias