Publicidade
Brasil

Perspectivas entrevista Luiza Frischeisen, coordenadora da Câmara de Meio Ambiente do MPF

Suprocuradora-geral da República fala da ação do Ministério Público contra incêndios, sobre crise climática e responsabilidade de governos e autores

Imagem da noticia Perspectivas entrevista Luiza Frischeisen, coordenadora da Câmara de Meio Ambiente do MPF
Subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen | SBT News
• Atualizado em
Publicidade

A subprocuradora-geral da República Luiza Cristina Fonseca Frischeisen é a entrevistada desta quarta-feira (25) do Perspectivas, do SBT News. A coordenadora da 4ª Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, do Ministério Público Federal (MPF), que atua no enfrentamento aos estragos da crise climática, vai falar sobre as ações do Ministério Público pelo país. O jornalista Ricardo Brandt conduz a entrevista. Assista no YouTube.

+ MP defende penas mais duras para queimadas e aciona na Justiça União e responsáveis

Luiza Frischeisen, como é conhecida, representa a Procuradoria-Geral da República (PGR) nas audiências do Supremo Tribunal Federal (STF), em que foram definidos com governos federal e estadual, autoridades e sociedade civil, as ações emergenciais de combate aos incêndios que devastam a Amazônia, o Pantanal, o Cerrado e outros biomas brasileiros, em 2024.

O país vive uma das piores secas da história e o fogo avança sem controle, em áreas afastadas. Em 25 estados, há registro de problemas. Na conversa, ela vai falar sobre as ações de investigação e responsabilização dos autores das queimadas ilegais, o plano nacional estratégico do Ministério Público para atuação organizada e a resposta do Estado, entre outros temas.

+ Disputa pela PGR: SBT News sabatina Luiza Cristina Fonseca Frischeisen

Natural do Rio de Janeiro, formada em Direito em 1989, na USP, em São Paulo, Luiza Frischeisen começou carreira no MPF em 1992, na capital paulista. Chegou ao cargo máximo da carreira, de subprocurador-geral da República, em 2015.

Foi a mais votada da lista tríplice da categoria para a sucessão do ex-procurador-geral da República Augusto Aras, em 2023. A lista é realizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e com voto dos membros do MP.

Por tradição, era usada pelo presidente da República para a escolha, mas recentemente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu fora da lista, assim como Jair Bolsonaro (PL) — o atual PGR é Paulo Gonet.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade