Brasil

Penúltima superlua de 2025 poderá ser vista nesta quarta-feira em todo o Brasil

Fenômeno deixará a Lua até 30% mais brilhante e poderá ser observado a olho nu

Imagem da noticia Penúltima superlua de 2025 poderá ser vista nesta quarta-feira em todo o Brasil
A superlua poderá ser vista de todo país | Reprodução
• Atualizado em

A penúltima superlua de 2025 poderá ser observada nesta quarta-feira (5) em todo o Brasil e em outros países. O fenômeno ocorre quando a Lua cheia está a menos de 360 mil quilômetros da Terra, fazendo com que pareça maior e mais brilhante do que o normal.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O evento será visível a olho nu em todas as regiões do país, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis. A superlua acontece quando a Lua cheia coincide com o perigeu — ponto de sua órbita em que está mais próxima da Terra. O resultado é um satélite cerca de 14% maior e até 30% mais brilhante do que o habitual, sem necessidade de telescópios ou equipamentos especiais para observação.

Para aproveitar ao máximo o fenômeno, recomenda-se buscar locais com boa visibilidade do horizonte, longe de poluição luminosa, e observar a Lua nas primeiras horas após o nascer, quando sua aparência próxima ao horizonte pode gerar efeitos visuais de maior impacto, segundo o Observátório Nacional.

Embora o termo superlua não seja usado oficialmente por astrônomos, ele se popularizou por traduzir de forma simples esse efeito visual que chama a atenção a cada ocorrência.

De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, o termo superlua é reconhecido “apenas quando ocorre durante a fase cheia, mas sempre que a lua percorre sua órbita em torno da terra, completando seu ciclo de fases, em algum momento ela estará no perigeu”.

Um mês depois, no dia 4 de dezembro, aparecerá a terceira e última superlua de 2025.

Últimas Notícias