Pavão é atacado por cães em condomínio de luxo no DF
Moradores intervieram e animal foi levado à clínica particular; estado de saúde do pavão é estável, mas ele ainda não consegue se alimentar sozinho

Isabela Guimarães
Lucas Antunes
Sara Pereira
Um pavão foi atacado por cães nesta semana em um condomínio da Asa Norte, em Brasília (DF). Câmeras de segurança registraram o momento em que três cachorros avançam sobre o animal, enquanto outro os segue. O pavão caiu no chão debilitado e com penas arrancadas, em estado grave.
De acordo com responsáveis pelo condomínio, moradores ouviram os gritos do animal e conseguiram espantar os cães, levando-o em seguida a uma clínica particular. O estado de saúde do pavão é estável, mas ele ainda não consegue se alimentar sozinho e permanece em recuperação. Além dele, o condomínio abriga uma pavoa e galinhas-da-Angola, que são considerados animais comunitários.
O ataque aconteceu depois que os cães conseguiram invadir o condomínio cavando um buraco e passando por baixo da cerca. Após o episódio, a segurança do local foi reforçada com pedras para evitar novas invasões.
Segundo o gerente-geral do condomínio, André Almeida, o caso evidencia a necessidade de políticas públicas que apoiem pessoas em situação de vulnerabilidade e promovam o bem-estar animal. Próximo às cercas do condomínio, dois cães de mulheres em situação de rua circulam livremente, e a equipe do condomínio já tentou orientação sobre o uso de coleiras e guias, mas sem sucesso.
André Almeida também ressaltou as medidas protetivas adotadas para garantir a segurança dos animais no local. A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal (Sepan) foi procurada, mas até o momento não se posicionou sobre o caso.
+Mulher de 50 anos é presa por maus tratos contra animais no DF
+Enfermeiro é preso suspeito de dopar pacientes e roubar joias em hospitais do DF