Passagem de frente fria deve provocar fortes temporais no sul do Brasil
Chuvas devem ser acompanhadas de ventos fortes e trovoadas; também há risco de granizo em algumas áreas

SBT News
A passagem de uma frente fria no sul do Brasil deve provocar temporais isolados nos estados nesta segunda-feira (17). A previsão é que o Rio Grande do Sul seja o mais prejudicado, sobretudo os municípios do oeste, centro e parte do sul gaúcho.
Segundo a MetSul, o tempo chuvoso é consequência da instabilidade provocada pelo encontro entre o ar gelado, levado pela frente fria, e o ar quente, procedente da onda de calor que elevou as temperaturas a 40ºC. “O ar mais frio, ao encontrar ar quente, torna a formar nuvens carregadas de grande desenvolvimento”, explicou a agência.
No Rio Grande do Sul, é esperada uma precipitação intensa de chuva, que pode resultar em acumulados de 50 a 100 milímetros (mm) em apenas três horas. Também há risco de vento forte e granizo, o que pode agravar o risco de transtornos, como alagamentos, inundações repentinas, deslizamentos e quedas de árvores.
+ Brasil enfrentará terceira onda de calor a partir desta segunda-feira (17)
Em Porto Alegre e região metropolitana, a segunda-feira será de muitas nuvens com a maior parte do dia apresentando céu nublado a encoberto. Volta a chover e há risco de a chuva ser forte a intensa em pontos, acompanhadas de raios e trovoadas.
Veja as recomendações da Defesa Civil em caso de chuva:
- Durante as chuvas, fique em segurança. Retire eletroeletrônicos da tomada durante os temporais, e feche bem portas e janelas;
- Fique atento aos níveis elevados. Se você mora em áreas com histórico de alagamentos ou inundações, procure sair com antecedência das áreas de risco e fique em local seguro;
- Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro;
- Informe-se sobre medidas de prevenção junto à Prefeitura da sua cidade: como agir, rotas de fuga, locais de abrigo.