Parque Tecnológico Aeroespacial é inaugurado na Bahia
Espaço promoverá o desenvolvimento nacional da indústria no setor
SBT News
Foi inaugurado nesta sexta-feira (18), na Base Aérea de Salvador, o Parque Industrial e Tecnológico Aeroespacial da Bahia (PITA-BA). O objetivo é promover o desenvolvimento nacional do setor de aeronáutica, com avanços em pesquisa, ciência, educação e tecnologia.
Participaram da cerimônia de inauguração o superintendente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) Vinicius Oliveira Caram, autoridades dos governos federal e estadual, representantes da indústria e do setor educacional, além do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.
“Poucos países no mundo dispõem de um Centro de Competências em Drones e outro em Nanossatélites, além de um curso de mecânico de aeronaves com elevado nível de excelência. É gratificante saber que, passados dois anos de estudos, esses jovens estarão aptos para atuar em empresas do setor, formando, assim, um virtuoso ciclo de educação, oportunidade e desenvolvimento”, disse Damasceno.
O evento celebrou a integração das primeiras empresas ao projeto, a inauguração do laboratório do curso técnico em manutenção de aeronaves do Senai Aeroespacial e a realização da primeira aula prática. O parque ocupará uma área de quase 1 milhão de metros quadrados.
“O parque representa um novo eixo de desenvolvimento para os produtos de defesa aérea do Brasil. Estamos criando aqui um ambiente fértil para a inovação, onde a indústria, a academia e a Força Aérea caminharão juntas em prol da soberania tecnológica nacional”, completou o tenente-brigadeiro Walcyr Castilho Araújo, chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa.


