ONG promove triagem odontológica para jovens em situação de vulnerabilidade
'Turma do Bem' organizou seleção em 140 cidades para atendimento a crianças e adolescentes de 11 a 17 anos
SBT News
Uma iniciativa da ONG 'Turma do Bem' promoveu triagens em 140 municípios brasileiros para oferecer tratamento odontológico gratuito a jovens de 11 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social.
Em Salvador, o atendimento aconteceu na sede do Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil. Além da capital baiana, outros cinco municípios do interior do estado também contaram com a seleção, feita por dentistas voluntários.
+ Bebê realiza tratamento revolucionário para doença genética rara
Em Brasília, cerca de 350 adolescentes de diferentes regiões do Distrito Federal passaram pela triagem realizada em um shopping. A seleção dá prioridade a pacientes com dor e problemas odontológicos graves.
No Rio de Janeiro, a ação aconteceu na Catedral, no Centro, e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Cerca de 2 mil jovens receberam atendimento só no estado.
“Aqueles que têm necessidades mais graves vão ser selecionados para tratamento gratuito até os 18 anos”, explicou a dentista voluntária Valeska Bessa
Em São Paulo, a megatriagem 2025 foi realizada na Ocupação 9 de Julho. Mais de mil crianças e adolescentes foram atendidos na capital paulista.
“É uma forma que a gente encontrou de ajudar quem realmente precisa”, afirmou Fernando Santos, diretor da ONG Turma do Bem, que ainda convidou dentistas a participarem como voluntários.
Em Porto Alegre, um shopping no centro da cidade foi transformado em um consultório odontológico para receber as crianças e adolescentes.
“Tenho muita dor no dente e, onde eu moro, é difícil ter acesso a dentistas. Espero conseguir arrumar meus dentes com essa oportunidade”, disse Brian Araújo, de 17 anos. Ao todo, o projeto está presente em 17 cidades da região Sul, ampliando o acesso à saúde bucal para quem mais precisa.
+ Medicamento para Alzheimer grave passa a ser oferecido pelo SUS
Turma do Bem
A Turma do Bem é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas voluntários que atuam em 12 países.
A ONG, fundada e gerida pelo dentista Fábio Bibancos, oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada. Em 23 anos, mais de 89 mil jovens e 1.100 mulheres foram impactadas.