Onda de calor: estados do centro-sul terão alerta vermelho de "grande perigo"; entenda
As regiões mais afetadas são do Sudeste, Centro-Oeste e Sul, onde as temperaturas deverão ficar muito acima do normal para esta época do ano
Antonio Souza
Nesta quinta-feira (26), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de "Grande Perigo" para uma onda de calor que deve atingir 11 estados do Brasil nos próximos dias. As regiões mais afetadas serão do Sudeste, Centro-Oeste e Sul, onde as temperaturas deverão ficar muito acima do normal para esta época do ano.
Segundo o Inmet, os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul enfrentarão temperaturas de 5°C a 10°C acima da média durante esta semana. Em outras áreas o aumento será mais moderado, com temperaturas de 3°C a 5°C acima do normal para a época.
O que é o alerta vermelho de "Grande Perigo"?
O alerta vermelho de "Grande Perigo" é emitido quando a temperatura fica 5ºC acima da média por um período superior a cinco dias, representando sérios riscos à saúde da população. O Inmet orienta que os moradores das áreas sob o alerta sigam medidas preventivas para minimizar os efeitos da onda de calor.
As recomendações incluem:
- Ingerir bastante líquido;
- Utilizar hidratante para a pele;
- Umidificar o ambiente;
Evitar atividades físicas e exposição solar durante as horas mais quentes do dia. A conscientização e o cuidado com a saúde são fundamentais para evitar problemas durante esses dias de calor extremo.