Número de trabalhadores por aplicativo cresceu 170% em 10 anos
Relatório do Banco Central mostra que plataformas digitais já empregam mais de 2 milhões, ajudaram a reduzir o desemprego ao ampliar a força de trabalho

Vicklin Moraes
O número de brasileiros que trabalham em aplicativos de transporte e entrega explodiu na última década e já soma 2,1 milhões de pessoas. Entre 2015 e 2025, enquanto a população ocupada do país cresceu cerca de 10%, a quantidade de trabalhadores por plataformas digitais avançou 170%, saltando de 770 mil para mais de 2 milhões.
+ Crescimento de trabalhadores por aplicativos gera impacto positivo no mercado de trabalho, diz BC
Os dados estão no Relatório de Política Monetária do terceiro trimestre de 2025, divulgado nesta quinta-feira (25) pelo Banco Central. O documento avaliou o impacto das plataformas digitais sobre o mercado de trabalho brasileiro, simulando cenários com e sem a presença dos aplicativos.
+Toyota paralisa produção em fábricas no Brasil após danos por temporal em Porto Feliz (SP)
Segundo o BC, o avanço desse modelo “representa uma mudança estrutural no mercado de trabalho”, ao ampliar a entrada de pessoas na força de trabalho e elevar a taxa de ocupação. O estudo conclui que o crescimento extraordinário do setor contribuiu para reduzir o desemprego e melhorar os principais indicadores de participação no mercado.
Na prática, a análise indica que, sem os aplicativos, o país teria registrado menos pessoas ocupadas e taxas de desocupação mais altas nos últimos dez anos.