Novo voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza
Brasileiros foram recebidos por representantes de órgãos federais, em esforço para "atendimento e acolhimento humanizado" para reintegração
![Imagem da noticia Novo voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Fbrasileiros_repatriados_f2fe3e04b7.webp&w=1920&q=90)
SBT News
Chegou a Fortaleza (CE) na tarde desta sexta-feira (7) o segundo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos (EUA). Os brasileiros foram recebidos na capital cearense - rota aérea mais próxima dos EUA - por integrantes do Itamaraty, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, pela Polícia Federal (PF) e pela Defensoria Pública da União.
Como a maior parte dos 111 repatriados é de Minas Gerais, um outro voo da Força Aérea Brasileira (FAB), saindo de Fortaleza, foi reservado com destino a Belo Horizonte (MG). Entre os brasileiros estão homens, mulheres, crianças e adolescentes.
+ Voo dos EUA com 104 imigrantes deportados chega à Índia
Segundo o defensor público-geral da União, Leonardo Cardoso de Magalhães, os brasileiros deportados receberão todo auxílio necessário para retornarem à vida no Brasil.
"Muitos destes passageiros vão precisar, eventualmente, regularizar CPF, tirar a carteira de trabalho, porque agora temos a carteira digital, entre outros temas como, por exemplo, ter acesso a algum tipo de benefício previdenciário ou assistencial. Todas essas dúvidas, questões iniciais de acesso à Justiça, assistência jurídica e regularização de documentos para permitir essa reintegração ao Brasil, a Defensoria Pública vai prestar esses esclarecimentos", disse Magalhães.
O representante do órgão federal reforçou ainda a importância de dar informações adequadas para que esses brasileiros saibam quais são os seus direitos e o que pode ser solicitado ao governo, citando um esforço do governo federal para "atendimento e acolhimento humanizado, com dignidade" à população que retorna ao país.
+ Crise dos deportados: governo Lula e Washington evitaram escalar a situação
Voo para o Brasil
O novo voo com deportados saiu da Louisiana e foi acompanhado por diplomatas do Consulado-Geral do Brasil em Houston, Texas. Após breve escala em Porto Rico, a aeronave seguiu para Fortaleza.
Nas cidades brasileiras, o governo montou um esquema de recepção para evitar episódios de violência e violação dos direitos humanos como os ocorridos em 24 de janeiro, quando o primeiro avião com brasileiros expulsos dos EUA chegou ao país.
Na ocasião, os deportados chegaram algemados e com os pés acorrentados, não tiveram acesso a banheiro e viajaram em um avião com problemas no ar-condicionado.