Nova onda de calor deve atingir o Brasil entre 11 e 15 de março
Temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média em algumas regiões; veja precauções
Camila Stucaluc
As temperaturas voltarão a aumentar na próxima semana em todo o Brasil. A previsão do Climatempo é de que uma nova onda de calor atingirá o país entre os dias 11 e 15 de março, fazendo com que os termômetros registrem temperaturas até 5ºC acima da média em algumas regiões – dando início a uma sequência de dias sufocantes.
+ Fevereiro bate recorde de temperatura e mundo registra mês mais quente pela 9ª vez consecutiva
Segundo o Climatempo, o ar quente ganha força na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina ao longo desta semana. Uma área de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece a manutenção do ar quente sobre a região, já que este sistema desfavorece a formação de nuvens carregadas, mantendo o ar seco.
Essa massa de ar quente, então, deve se expandir para a região Sul do país, em parte de Mato Grosso, sul do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo, regiões que terão calor intenso até, pelo menos, o dia 15. Nos locais, os termômetros podem registrar temperaturas entre 3ºC e 5ºC graus acima da média.
Em meio ao forte calor, os especialistas alertam para perigos à saúde, sobretudo para pessoas vulneráveis, como enfermos e idosos. A recomendação é evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, manter a hidratação, usar roupas leves e utilizar protetor solar. Também é orientado que as pessoas não fiquem em carro estacionado sob o sol.
Em caso de insolação, que ocorre devido ao superaquecimento do corpo, geralmente causado pela exposição prolongada ou esforço físico em altas temperaturas, a recomendação é colocar os pés para o alto e usar bolsas de gelo nas axilas, atrás da nuca e na virilha. Refrescar o corpo com uma esponja ou pulverizando água também pode ajudar.