'Nossa maior preocupação são as enxurradas’, alerta secretário da Defesa Civil de SC
Ciclone extratropical deve provocar chuvas intensas no estado com rajadas de vento de 100 km/h entre terça (9) e quinta (11)


SBT News
SCC10
Santa Catarina iniciou a semana sob condições de tempo severas e com alerta emitido pela Defesa Civil Estadual devido a um ciclone extratropical que avança pela costa. O fenômeno deve provocar chuva volumosa, enxurradas, vendavais e rajadas de vento entre terça-feira (9) e quinta-feira (11).
Para grande parte do estado, o alerta é laranja (perigo), enquanto a Grande Florianópolis, o Litoral norte e parte do Litoral sul estão em alerta vermelho (grande perigo), o mais grave da escala. “As enxurradas são o risco mais imediato. Mas também estamos atentos ao granizo e aos ventos fortes, que podem causar queda de árvores, destelhamentos e postes danificados", afirma o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, ao portal SCC10.
Quase 50 municípios em SC registraram chuvas fortes e enxurradas na madrugada desta terça-feira. Segundo Mário, o maior risco é a chuva concentrada em curto espaço de tempo. “A previsão aponta volumes [de água] entre 50 e 70 milímetros em apenas duas horas. Se vier acompanhado de granizo e vendaval, o transtorno será ainda maior, dependendo do tamanho das pedras.”, alerta.
Conforme o secretário, terça é o dia de maior preocupação. No fim do dia, o vento deve ganhar força e as rajadas podem chegar muito perto dos 100 km/h nos planaltos, no Litoral e em áreas elevadas do estado. A previsão indica que os impactos dos ventos fortes devem se prolongar até quinta-feira, mesmo com redução da chuva.
A quarta-feira (10) deve manter o vento forte, enquanto a chuva se enfraquece, especialmente no Litoral e no Vale do Itajaí. Na quinta, o vento perde intensidade, mas ainda pode provocar novos transtornos.
Em casos de granizo e vendaval, a determinação do governo de SC é que itens de ajuda humanitária, como telhas, cestas básicas, colchões, cobertores, kits de higiene e limpeza, cheguem às famílias em menos de 24 horas.
As recomendações gerais da Defesa Civil para o temporal são:
- Evite áreas de risco e encostas instáveis;
- Não atravesse trechos alagados;
- Mantenha distância de árvores, postes e estruturas frágeis durante rajadas de vento;
- Fique atento às atualizações oficiais;
- Em emergência, ligue 193 (Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).








