Brasil

Normando critica chanceler alemão por fala sobre Belém: "arrogância e grosseria"

Friedrich Merz causou polêmica ao dizer que delegação ficou contente por deixar a cidade amazônica e retornar para Berlim

Imagem da noticia Normando critica chanceler alemão por fala sobre Belém: "arrogância e grosseria"
Prefeito de Belém, Igor Normando (MDB) | Flickr
• Atualizado em
Publicidade

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), criticou o chanceler alemão, Friedrich Merz, por dizer que sua delegação estava “contente” por ter deixado a cidade e retornar a Berlim. Em publicação nas redes sociais, na segunda-feira (17), o político classificou a fala do alemão como “arrogância e grosseria”.

“Cada um dá o que tem, e, infelizmente, o Chanceler Alemão destila preconceito e arrogância na sua fala, bem diferente do seu povo, que demonstra nas ruas de Belém o encantamento pela nossa cidade. Chanceler, nós continuaremos tratando com respeito e alegria todos que nos visitam, afinal, é o que temos de melhor”, escreveu.

Normando disse ainda que a fala de Merz não representa o que a maioria da população do mundo inteiro tem achado da cidade, que, neste ano, sedia a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). “Por onde a gente anda, muita gente encantada por Belém, com suas belezas naturais, com sua gastronomia”, ressaltou.

Merz esteve em Belém para a Cúpula dos Líderes, que antecedeu a abertura da COP30. Ao retornar à Alemanha, o chanceler discursou no Congresso Nacional do Comércio, enaltecendo a beleza do país.

“Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?' Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, disse o chanceler.

A declaração gerou repercussão nacional, com críticas e memes envolvendo o chanceler alemão. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), também se pronunciou, dizendo que a fala era preconceituosa. “O Pará abriu as portas e mostrou a força de um povo acolhedor. Um discurso preconceituoso de Friedrich Merz revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado.”

+ Papa Leão XIV cobra ação na COP30 e critica falta de vontade política contra crise climática

Ao noticiar o discurso, a Deutsche Welle (DW), emissora internacional pública da Alemanha, disse que Merz pedia aos presentes para valorizarem o ambiente comercial próspero e livre da Alemanha. Até o momento, no entanto, o governo alemão não se pronunciou sobre o assunto.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade