Museu do Futebol terá vídeo mostrando as condenações de Robinho e Daniel Alves por estupro
O vídeo das condenações aparece em um dos monitores de TV do espaço
Após oito meses fechado para reformas, o Museu do Futebol reabre nesta sexta-feira (12) repleto de novidades. Uma delas é um local mostrando as prisões e condenações dos ex-jogadores da seleção Robinho e Daniel Alves por estupro contra mulheres.
A reforma do museu, que recebeu um investimento total de R$ 15,8 milhões, abriu espaço para tratar de temas contemporâneos, como diversidade, inclusão e questões raciais dentro e fora de campo.
+ Museu do Futebol reabre portas com salas dedicadas a Pelé e futebol feminino
O vídeo das condenações aparece em um dos monitores de TV e possui apenas 15 segundos de duração. A assessoria do Museu afirmou que a história aparece como as outras centenas de acontecimentos noticiados em cada período, porém sem nenhum espaço dedicado exclusivamente para os casos de estupro.
Robinho foi condenado a nove anos de prisão por estuprar uma jovem de origem albanesa em 2011. Desde março de 2024, ele cumpre a pena na penitenciária de Tremembé, no interior paulista.
Daniel Alves foi condenado pela justiça espanhola a pouco mais de 4 anos de prisão por estuprar uma mulher em Barcelona, no ano de 2022. Também em março deste ano, ele foi solto após pagar fiança e atualmente cumpre pena em liberdade.
Novidades do espaço
Entre as novidades estão a sala em homenagem a Pelé e um maior espaço dedicado ao futebol feminino. Na primeira, haverá o uniforme utilizado pelo Rei em um amistoso no Maracanã, no qual a rainha Elizabeth 2ª acompanhou das arquibancadas em 1968.
No local destinado ao futebol feminino, haverá um vídeo de despedida protagonizado pela jogadora Marta, considerada a maior de todos os tempos.
Localizado numa área de 6.900 m², o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008, sendo um dos pioneiros no país na utilização de recursos audiovisuais e interativos para tratar de um patrimônio imaterial.
Nos 16 anos de funcionamento, o museu acumula quase 5 milhões de visitantes presenciais, 22 exposições temporárias realizadas e outras 17 virtuais, além de mais de 440 eventos de programação cultural.
O espaço permanecerá em funcionamento de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada permitida até as 17h. A fim de celebrar a abertura, a entrada será gratuita para todos os públicos nos dias 12, 13 e 14. A retirada dos ingressos pode ser feita na bilheteria da instituição.