Brasil

Morre aos 90 anos Marcos Azambuja, referência da diplomacia brasileira

Diplomata foi protagonista da política externa brasileira em temas como desarmamento, meio ambiente e direitos humanos

Imagem da noticia Morre aos 90 anos Marcos Azambuja, referência da diplomacia brasileira
Morre aos 90 anos o embaixador Marcos Azambuja, ícone da diplomacia brasileira | Foto: Reprodução / Cebri

O embaixador Marcos Azambuja morreu nesta quarta-feira (28), aos 90 anos. Ele ocupou postos de destaque na diplomacia brasileira, como as embaixadas do Brasil na França e na Argentina, e foi conselheiro emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), instituição que confirmou sua morte.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Azambuja representou o país em momentos decisivos da política internacional, ao chefiar a delegação brasileira em negociações sobre desarmamento e direitos humanos, em Genebra, e na coordenação da Rio-92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Entre 1990 e 1992, foi Secretário-Geral do Ministério de Relações Exteriores e teve passagens por Londres, Nova York e Cidade do México. Figura respeitada nos círculos diplomáticos, também integrou fóruns internacionais sobre segurança global e política nuclear.

Em comunicado, o Cebri lamentou a morte de Azambuja e afirmou que "o mundo ficou menos inteligente, menos divertido e menos sábio", classificando a perda do embaixador como "irreparável".

Assuntos relacionados

Morte
Embaixada
Mundo

Últimas Notícias