Morango do amor: Conselho Federal de Odontologia emite alerta sobre doce
Entidade fala dos riscos da casquinha de caramelo para a saúde bucal e dá dicas de como degustar a sobremesa de maneira segura

SBT News
O "morango do amor" se tornou um fenômeno nas redes sociais e nas vitrines de confeitarias em todo o Brasil. A sobremesa, que mistura morango, brigadeiro branco e uma casquinha de caramelo crocante, conquistou o público pela estética e pelo sabor, mas pode representar um sério risco à saúde bucal.
+ "Morango do Amor": conheça doce feito em Brasília que virou febre nas redes sociais
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) emitiu um alerta sobre os perigos do doce. Segundo o órgão, o caramelo endurecido pode danificar dentes, restaurações, facetas, próteses e até provocar fraturas dentárias.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram exatamente isso: pessoas que, ao morder o doce, quebram dentes ou perdem peças protéticas. O principal vilão é a espessura da camada de caramelo, que, quando mal preparada, forma uma crosta dura demais — especialmente perigosa para os dentes incisivos superiores, geralmente usados na primeira mordida.
"Escolha partes mais finas do caramelo ao usar os dentes da frente. Durante a mastigação, prefira os molares. O ideal mesmo é cortar a casquinha com uma faca e colocar pequenos pedaços na boca", orienta o CFO.
Recomendações do Conselho de Odontologia:
- Corte a casquinha antes de morder diretamente;
- Evite usar os dentes da frente na primeira mordida;
- Não consuma o doce se estiver com aparelhos, facetas ou próteses;
- Escove os dentes e use fio dental logo após comer;
- Evite consumir a sobremesa com frequência;
- Consulte o dentista regularmente para avaliação.
Açúcar em excesso também preocupa
Além dos riscos mecânicos, o morango do amor é uma "bomba" de açúcar , o que favorece o surgimento de cáries, gengivites e outras doenças bucais. Ingredientes como caramelo e brigadeiro alteram o pH da boca, criando um ambiente ácido propício à proliferação de bactérias.
"Dependendo do acidente, é possível haver danos irreversíveis aos dispositivos, que podem ser arrancados da boca por ficarem grudados ao doce. Além disso, ao serem danificados, eles podem provocar lesões na cavidade oral", alerta o órgão.