Moraes pede extradição de blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, foragido na Espanha
Alvo dos inquéritos contra gabinete do ódio e fake news, no governo Jair Bolsonaro, ele tem ordem de prisão do STF; Itamaraty vai encaminhar pedido
SBT News
O Itamaraty vai cuidar do pedido de extradição do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, feito pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está na Espanha e tem mandado de prisão no Brasil.
+ Blogueiro Oswaldo Eustáquio é preso em operação contra fake news
O blogueiro é alvo dos inquéritos do STF, sob relatoria de Moraes, desde o governo Bolsonaro, como o das milícias digitais e das fake news. Chegou a ser detido em 2020 e teve a prisão decretada em 2022.
Em agosto, Moraes determinou a prisão de Eustáquio e do influencer bolsonarista Allan dos Santos que está nos Estados Unidos.
A ordem de detenção foi em investigação que apura o uso de crianças e adolescentes para expor e intimidar online policiais federais que atuam nos processos e seus familiares.
O pedido de extradição de Moraes foi encaminhado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que acionou o Ministério das Relações Exteriores. A Espanha tem acordo de cooperação internacional com o Brasil.